Por Jack Hart
Três fatores podem determinar a credibilidade de uma fonte: 1, Seu notório conhecimento do assunto. 2, Sua proximidade com o público. 3, Sua energia, ou o entusiasmo e vitalidade que projeta.
Os mesmos padrões podem ser aplicados tanto para um orador como para um jornal. E os jornais podem aumentar sua credibilidade nos três aspectos acima mencionados.
Uma cobertura jornalística minuciosa e exata convence o leitor de que o jornal sabe o que está fazendo. Escolher assuntos em que o público esteja interessado e utilizar uma linguagem informal e direta ajuda o leitor a confiar no jornal. O estilo de redação e diagramação pode transmitir vitalidade.
Uma redação mais energética é a forma mais rápida para obter credibilidade. Uma redação de impacto nasce de técnicas especificas. Qualquer escritor pode dominar estes cinco pontos:
- Use frases curtas. Jornalistas não devem usar mais do que 17 palavras em uma frase. É claro que o uso de frases de comprimento variado ajuda a criar interesse. Frases simples e bem escritas podem chegar a ter de 30 a 35 palavras. Outras frases no mesmo texto terão apenas seis palavras ou até mesmo menos palavras.
- Use verbos fortes. Nada tem mais impacto do que a ação. Somente verbos podem descrever ações.
- Use o tempo ativo no lugar do passivo: Todo autor concorda que a voz ativa da força e a voz passiva diminui o impacto.
- Seja específico. Substantivos e verbos concretos dão energia ao texto.
- Não encha lingüiça. O que não acrescenta nada a matéria acaba prejudicando o texto.
Hart é editor-chefe do jornal Portland Oregonian.
Publicado em Editor & Publisher
19 de Outubro, 1996 (tradução abreviada)