Quando tiver que analisar o orçamento ou relatório financeiro de uma empresa, considere os seguintes aspectos:
- O negócio vai bem? As vendas estão aumentando e a empresa tem um retorno considerável?
- A média de tempo para coletar dívida é muito longa? Se a resposta for positiva, isto pode significar uma prática de produção de recibos duvidosa.
- O valor das ações está subindo mais rapidamente que as vendas da empresa? Isto significa que a empresa precisa de uma forte melhora na demanda.
- Todos os departamentos da empresa vão bem, ou existem setores específicos que apresentam problemas?
- A dívida da empresa é tão grande que o interesse adicionado às cotas de pagamento pode afetar o lucro dos acionistas?
- O dividendo é seguro? A empresa está utilizando o lucro para pagar dividendos? (Se for o caso, a queda no lucro pode afetar um corte no dividendo).
- O crescimento ocorreu devido a um aumento nos negócios da empresa ou como resultado de uma aquisição? A aquisição pode ter aumentado o número de ações existentes no mercado e o valor das ações pode não ser proporcional ao lucro.
- A empresa está tendo um bom retorno do capital investido no negócio? O fato do lucro ter aumentado não significa que o retorno de capital é satisfatório. Talvez os executivos da empresa devessem investir o dinheiro dos acionistas de outra forma.
- A empresa tem bom resultados quando comparada com a competição? Se a diferença no lucro de empresas similares é de 50% ou mais, talvez seja interessante investigar qual é a diferença entras as empresas.
(Organizado por Norah C. Odwesso, analista de negócios do Standard Chartered Bank Kenya Ltd.)