7 prêmios de jornalismo regionais para concorrer

نوشتهGustavo Panacioni
Jul 10, 2018 در Diversos

Entramos, oficialmente, na metade de 2018. Até este comecinho de julho foram quase 70 prêmios de jornalismo identificados e cadastrados lá no premiosdejornalismo.com. Mas é agora, no segundo semestre, que mais oportunidades de premiações jornalísticas costumam aparecer (Outubro é o mês derradeiro, diga-se de passagem). Minha previsão é que pelo menos mais 80 prêmios de jornalismo apareçam até o final do ano.

E para ajudar você no planejamento para estes próximos meses, organizamos uma nova lista de prêmios de jornalismo regionais brasileiros (a primeira lista você confere aqui). É bom avisar que mesmo que essas oportunidades sejam direcionadas especificamente para algumas regiões, algumas aceitam trabalhos de qualquer jornalista brasileiro. 

Acre

O 9º Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Estado do Acre está com inscrições abertas até 30 de novembro. Os trabalhos devem ser sobre ações do MPAC em temáticas como segurança pública e direitos humanos. Apesar do tema específico, jornalistas e estudantes de qualquer parte do Brasil podem participar. Clique aqui para mais informações.

Goiás

 

O 4º Prêmio SINCOR-GO de Jornalismo está com inscrições abertas até 15 de setembro e busca reportagens sobre o mercado de seguros de Goiás e da importância do seguro para a sociedade. Este é outro prêmio que apesar da especificidade do tema aceita trabalhos de jornalistas de qualquer parte do país. Clique aqui para mais informações.

 

Região Metropolitana de Campinas

 

Este é só para jornalistas de veículos sediados em um dos 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas. O 21º Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo aceita trabalhos sobre o desenvolvimento da primeira infância na região. Inscrições seguem até o dia 26 de outubro. Clique aqui para mais informações.

 

São Paulo

 

Até 10 de setembro estão abertas as inscrições para o Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi. O foco é em reportagens que contribuam para o entendimento e divulgação dos direitos das pessoas com deficiência. Os trabalhos podem ser de veículos nacionais, desde que veiculadas no Estado de São Paulo. Clique aqui para mais informações

 

Outra prêmio direcionado para São Paulo é o 11º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. Inscrições vão até 16 de outubro para trabalhos sobre o agronegócio paulista. Também há espaço para a participação de estudantes. Clique aqui para mais informações.

 

Santa Catarina

 

O 11º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental 2018 entra para substituir o antigo Prêmio FATMA de Jornalismo Ambiental. São aceitas reportagens sobre meio ambiente publicadas na imprensa catarinense e as inscrições vão até 20 de outubro. Clique aqui para mais informações. 

 

Rio Grande do Sul

 

Chegamos ao último Estado de hoje, bem no Sul do Brasil, com o 5º Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. Este também é sobre meio ambiente e sustentabilidade, só que direcionado apenas para jornalistas que atuam no Rio Grande do Sul. Estudantes devidamente matriculados em cursos de jornalismo no Estado também são convidados a participar. As inscrições vão até 3 de setembro. Clique aqui para mais informações.

 

Se você tem sugestões para a próxima edição deste coluna, fique à vontade para me escrever no gustavo@premiosdejornalismo.com.

Gustavo Panacioni é mestre em jornalismo, um dos fundadores do site premiosdejornalismo.com e jornalista freelance.

Imagem sob licença CC no Flickr via André Gustavo Stumpf