Nesta terça: IJNet ao Vivo em português sobre jornalismo freelance nas Olimpíadas

نوشته IJNet
Oct 30, 2018 در Freelance

O Brasil pode estar passando por uma de suas piores crises econômicas, políticas e de saúde, mas, quando agosto chegar, a notícia que vai ofuscar tudo será o maior evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Se você é ou quer ser um jornalista freelancer, o Rio 2016 é uma oportunidade imperdível de fazer trabalhos para a mídia estrangeira, que, com poucas exceções, também não está nadando em dinheiro para mandar uma equipe grande de correspondentes ao Brasil.

Junte-se à IJNet para um bate-papo ao vivo no dia 22 de março, terça-feira, às 13 horas (horário de Brasília) para descobrir o que fazer para aproveitar esta grande chance de ter seu trabalho publicado no exterior.

Os participantes poderão fazer perguntas e obter conselhos de dois jornalistas com vasta experiência em jornalismo freelancer para mídias estrangeiras: Kiratiana Freelon, jornalista americana com base no Rio de Janeiro; e Mauricio Savarese, repórter da agência Associated Press, também no Rio.

Os interessados em participar podem entrar no chat aqui no dia do evento ou fazer perguntas no Twitter usando a hashtag #IJNetAoVivo.

Entre os tópicos do chat estão:

  • O que você deve fazer agora para se preparar para a cobertura dos Jogos Olímpicos
  • Como entrar em contato com mídias internacionais
  • Plataformas digitais de distribuição de conteúdo freelance
  • Erros mais comuns do jornalista freelancer
  • Tipos de matérias requisitadas
  • Redes de contato no mundo digital

Sobre os convidados do bate-papo:

Kiratiana Freelon é jornalista, escritora, blogueira e empreendedora. Após graduar-se com louvor pela Universidade de Harvard e ganhar uma bolsa de viagem John Finley, ela embarcou em uma viagem ao mundo de um ano que mudou sua vida. Ela está agora morando no Brasil e reportando do país que se prepara para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Ela trabalha como copresidente do NABJ Digital Journalism Task Force. Siga-a no Twitter @kiratiana.

Mauricio Savarese trabalha como jornalista desde 2003. Ele fez mestrado em jornalismo interativo na City University London. Trabalhou na Reuters, FourFourTwo Brazil e site de notícias UOL e agora é repórter da Associated Press com base no Rio. Foi entrevistado e contribuiu para o New York Times, BBC, CNN, Al Jazeera, ITN, CCTV, RT, The Guardian, London Evening Standard, Foreign Policy e muitos outros. Mauricio cobre política, esportes, economia e notícias em geral, qualquer coisa relacionada ao Brasil. Ele cobriu três Jogos Olímpicos até agora (Atenas, Pequim e Londres), duas eleições presidenciais no Brasil, três eleições no exterior e um conclave papal. Siga-o no Twitter @MSavarese.

Imagens cortesia de Kiratiana Freelon e Mauricio Savarese