Ferramenta faz monitoramento político no Twitter

نوشته Jade Drummond
May 19, 2021 در Jornalismo digital
Gráfico da tendência de engajamento

O Monitor Nuclear é uma aplicação gratuita desenvolvida pelo Núcleo que identifica tendências e mostra análises de engajamento no Twitter de mais de 500 políticos brasileiros e possíveis pré-candidatos à eleição presidencial de 2022. 

Atualmente, a ferramenta monitora publicações e interações de 654 perfis. São eles: presidente da República, vice-presidente, 507 deputados, 78 senadores, 28 governadores, 14 ministros e 25 atores da política -- como possíveis candidatos, ex-ministros e políticos influentes mesmo sem cargo eletivo. 

A lista de perfis monitorados pode variar de acordo com novos fatores políticos e eleitorais. Para a construção desse banco de dados, muitas das arrobas selecionadas foram obtidas por listas criadas pelo Senado, pela Câmara, pelo projeto 7c0 e de curadoria do próprio Núcleo. Qualquer pessoa pode sugerir um nome para integrar o Monitor Nuclear através deste formulário, explicando o motivo. 

Por que é relevante? 

Com pouco mais de 15 milhões de usuários, o Twitter está longe de representar o eleitorado brasileiro, mas, nos últimos anos, a rede social passou a funcionar como um termômetro do debate político no Brasil. O acompanhamento desses dados, com livre acesso, é relevante para entender o humor e a mobilização de bases de apoio ou de oposição em relação a certo ator político ou assunto. 

A rede social é recorrentemente um meio utilizado por autoridades para se comunicar diretamente com suas bases, o que a tornou uma ferramenta de tomada de decisões, além de pautar a imprensa e boa parte do debate público. 

Como usar

O Monitor Nuclear pode ser utilizado a qualquer momento, de forma gratuita. Basta acessar a página e navegar. As informações são automaticamente atualizadas e mostram em tempo real a temperatura das redes políticas no Twitter. Assim, é possível acompanhar de perto as tendências de engajamento e buscar tweets sobre assuntos específicos. 

A aba TENDÊNCIAS mostra o que está em alta nas últimas horas, com um resumo dos destaques, os tuítes mais populares e um gráfico de análise e comparação de engajamento. 

A seção RESUMO DO DIA explica em um parágrafo os principais destaques do dia na rede política. É um resumo automático do que foi analisado pelo Monitor Nuclear nas últimas 24 horas. Ali, é possível saber qual foi o perfil com a maior taxa de engajamento e sua média de

interações por tweet, total de likes e RTs. Ainda, quantos tweets foram publicados pela lista monitorada e qual foi o perfil mais ativo do dia. 

Já a seção TWEETS EM ALTA mostra os 10 principais tweets publicados nas últimas 6h pelos perfis dos políticos. É possível filtrar a lista pelo Modo Popularidade (tweets mais compartilhados, ou seja, com mais retweets) ou pelo Modo Descoberta (com maior proporção de RTs pelo número de seguidores). 

A seção ENGAJAMENTO permite comparar até 4 perfis de políticos de acordo com diferentes critérios de engajamento e interação, reunindo dados dos últimos 365 dias. 

Para além do monitoramento de tendências das redes de políticos no Twitter, o Monitor Nuclear também permite a navegação por todo o conteúdo publicado pelos perfis monitorados nos últimos 30 dias. Na aba BUSCA POR TWEETS é possível encontrar tweets pesquisando por palavras-chave e usando filtros de data, perfis verificados pelo Twitter, mostrar ou ocultar retweets e respostas. 

Por fim, a aba PERFIS ACOMPANHADOS mostra a lista completa de perfis do Twitter monitorados pelo Monitor Nuclear. Nela é possível visualizar o nome, a conexão com o mundo político, descrição publicada no perfil, a localização (quando disponibilizada no Twitter) e o número de seguidores atual. Para encontrar um perfil específico, é possível buscar por palavras-chave e filtrar por perfis verificados pelo Twitter e quantidade mínima de seguidores. 


Leia mais sobre o projeto Monitor Nuclear aqui.

Gráfico de Tendência de Engajamento, cortesia do Monitor Nuclear


مقالات بیشتری نوشته