Resoluções para Repórteres e Editores

por
Jun 27, 2008 en El ABC del periodista
  1. Eu não hei de encarar nenhuma matéria ou tarefa como rotineira. Seu eu escrever ou editar de forma rotineira, o resultado será ordinário. Eu não serei ordinário.
  2. Eu farei minha parte para dar sabor a notícia. Eu não permitirei que minhas matérias sejam chatas ou monótonas.
  3. Eu não hei de apurar uma matéria com noções preconcebidas.
  4. Eu hei de fazer historias longas interessantes. Como repórter, evitarei simplesmente passar o que escrevi em meu caderno para o computador. Como editor, evitarei dar histórias longas para o leitor simplesmente porque sempre foi assim.
  5. Eu dedicarei mais tempo a ouvir. A sabedoria não começa e termina em mim. Idéias valiosas e a habilidade de discernir pertencem a aqueles que dominam a arte de ouvir inteligentemente.
  6. Eu entrevistarei todas as pessoas. Repórteres e editores que sabem perguntar as perguntas corretas ajudam a si mesmos e a suas matérias. Todos podem ser fontes de informação. 
  7. Eu continuarei a perguntar “porque”. Esta é a pergunta mais ignorada e menos respondida na maioria das matérias. Os leitores e telespectadores querem saber.
  8. Eu hei de lembrar e proteger os princípios da Primeira Emenda (da Constituição Americana) onde estiver. Eu hei de fazer tudo o que estiver a meu alcance para garantir que as leis relacionadas ao direito de informação sejam respeitadas. Eu hei de resistir qualquer tentação de quebrar as leis por pura conveniência ou amizade.
  9. Eu hei de saber mais a respeito de meus leitores ou telespectadores. Eu hei de ler e estudar pesquisas que explicam minha comunidade. Eu hei de passar mais tempo com pessoas que não pertencem ao meu grupo direto de amizades.
  10. Eu hei de ler meu jornal de início a fim todos os dias. Eu hei de ler não apenas minhas matérias, para estar informado sobre minha comunidade e para demonstrar interesse no trabalho de meus colegas. Nós estamos juntos neste negócio.
  11. Sobretudo, eu hei de ler mais: Mais jornais, mais revistas, mais livros. Eu hei de prestar atenção ao estilo e idéias.

Adaptado do "Gannett Week",  4 de janeiro, 1987