BotPonto e Escriba: combate à desinformação graças ao Jogo Limpo

بواسطة Rafael Gloria
Aug 31, 2022 في Combate à desinformação
Logomarca dos participantes

A organização-mãe da JNet, ICFJ, fez parceria com o YouTube em seu programa Jogo Limpo, para combater a desinformação durante a eleição presidencial de 2022 no Brasil. As seguintes iniciativas surgiram desse esforço.


O Jogo Limpo é um fundo de apoio de combate à desinformação. Entre os objetivos do programa está o empoderamento do ecossistema midiático, principalmente de jornalistas e checadores de fatos com o intuito de esclarecer conteúdos enganosos relacionados às eleições deste ano. 

Dividido nas categorias desenvolvimento tecnológico, produção de conteúdo e alfabetização midiática, seis projetos foram selecionados e receberam três meses de orientação com mentoria especializada, além do investimento de 25 mil dólares para cada organização. 

Nesta série, dividida em 3 partes, vamos conhecer um pouco mais de cada projeto. Quem sabe não lhe serve de inspiração. Começando pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo Jornalismo e pela Aos Fatos, ambos na categoria desenvolvimento tecnológico.

Participantes do projeto
Responsáveis pelos projetos que receberam apoio do Jogo Limpo e Cristina Tardáguila, do ICFJ

BotPonto, do Núcleo Jornalismo

O Núcleo Jornalismo lançou o BotPonto, um bot que é capaz de ler transcrições de vídeos e permitir checagem de fatos para que jornalistas encontrem facilmente conteúdos errados ou enganosos. Jade Drummond, gerente de estratégia da organização, conta que a ideia nasceu a partir de um brainstorm da equipe direcionado para o Jogo Limpo. “Sabíamos por experiência da demanda real que é procurar as informações falsas em vídeos longos”, explica. O BotPonto resolve esse problema apontando o exato minuto em que uma possível desinformação é declarada em um vídeo do YouTube.

Drummond conta que o Bot foi desenvolvido em parceria com a Novelo Data e ao todo onze pessoas se envolveram no processo de criação. “Primeiro lançamos apenas o bot no twitter, mas agora o painel já está ativo. Então, a partir deste painel podem ser explorados todos os vídeos que o bot encontrou”, explica Drummond. "Por lá, também é possível fazer pesquisas por termos, canais do Youtube e data". 

Drummond avalia que justamente porque o veículo é novo, independente e específico, o apoio do Jogo Limpo foi fundamental. “É importante tanto a questão do financiamento, como a questão da visibilidade que esse projeto traz para gente. No final das contas, são mais jornalistas e o público geral conhecendo e usando as ferramentas do Núcleo. E, dessa maneira, compreendendo o nosso know-how de análise das redes, de monitoramento das plataformas”. 

O bot, inclusive, é uma forma de desestressar o trabalho do jornalista. “Além de perder menos tempo, a gente sabe que consumir muito conteúdo desinformativo afeta a saúde mental. Afinal são horas e horas em cima de vídeos desinformativos”, diz Drummond. A ideia agora é focar na melhora das ferramentas a partir dos feedbacks, que podem ser realizados por um formulário. “A gente vai deixar a ferramenta aberta durante o período eleitoral, porque vai ser um processo muito importante para a nossa democracia. Depois ela vai ser uma ferramenta exclusiva pros membros do Núcleo”, conta a gerente de estratégia. 

Escriba, do Aos Fatos 

A transcrição faz parte do trabalho jornalístico e é frequentemente um processo penoso. O Escriba vem para facilitar a rotina da redação, permitindo checagem e análise de fatos de forma mais eficiente. Segundo o responsável pelo projeto, Bruno Fávero, o desenvolvimento começou em outubro de 2021, depois que ele e seus colegas do Aos Fatos perceberam o aumento de trabalho em checar tudo o que o presidente Jair Bolsonaro fala. “A primeira etapa foi a de pesquisa, depois, em cerca de dois meses, nosso time de tecnologia conseguiu criar um protótipo, que foi testado pela redação e recebeu um retorno muito positivo”, explica Fávero. “Então, passamos mais dois meses refinando o processamento de áudio e desenhando um editor de textos integrado”. Ao todo, cerca de oito pessoas trabalharam no projeto. 

Ao pensarem em ampliar o Escriba para comercialização, veio o apoio do Jogo Limpo. “Nesse ponto, o produto que a gente tinha já era suficiente para a nossa demanda, mas a gente sabia que ele poderia ser útil para outras redações e empresas”, destaca Fávero. “O Jogo Limpo contribuiu com os dois objetivos que definimos: ajudar a reduzir o tempo que jornalistas gastam com decupagem e contribuir para a nossa sustentabilidade financeira. Além disso também foi uma validação de que estamos no caminho certo com a ferramenta”, explica. 

Em menos de uma semana com o acesso liberado, mais de 600 jornalistas receberam acessos gratuitos e já transcreveram mais de 100 horas de áudios. “A gente estima que isso represente uma economia de mais ou menos 300 horas de trabalho”, diz o responsável pelo projeto. Além de disponibilizar acessos gratuitos do Escriba, o Aos Fatos também criou o Banco de Discursos, que usa a ferramenta para transcrever automaticamente tudo o que falam os principais candidatos à Presidência do Brasil. “O objetivo é ajudar a documentar a campanha eleitoral deste ano criando um arquivo público e de acesso gratuito para as lives, entrevistas e discursos dos presidenciáveis. A pesquisa e curadoria das falas é feita pela nossa equipe de reportagem e vai ser atualizada até o fim das eleições”, explica Fávero.


 Foto: montagem baseada na logomarca dos projetos