Icfj 的一个项目

A importância do áudio

作者IJNetJun 14, 2022 发表在 Jornalismo móvel
Autor dos videos

Elementos visuais são apenas metade da experiência dos espectadores quando eles assistem um vídeo. Ter um áudio de boa qualidade pode emular a experiência de ter presenciado o momento ou ajudar a comunicar determinada emoção. Confira algumas dicas sobre como usar o áudio da melhor maneira nos seus vídeos:

 

 

1) Use o áudio para dar realidade ao que está de fato acontecendo, não para manipular seus espectadores. Ainda que você possa sobrepor áudios no seu vídeo para melhorar o conteúdo (por exemplo, o som de um jato decolando na pista), é uma questão de ética jornalística não usar o áudio para gerar perspectivas enganadoras (por exemplo, adicionar sons de tiroteio e violência em um vídeo de um protesto pacífico e não violento).

2) Use efeitos sonoros, principalmente na transição de cenas. Efeitos simples como os chamados "swipe" ou "swoosh" podem ajudar a dar um senso de ritmo para o seu vídeo, mantendo as pessoas engajadas.

3) Foque na textura. O som da freada de um pneu ou a leveza de passos dados na areia pode ajudar a criar a sensação de se estar no local. Lembre-se do primeiro tópico e foque em texturas de som que mostram a realidade do que está acontecendo.

4) Trilhas sonoras são importantes e podem ajudar a comunicar uma determinada emoção. Uma cena de ação pode ter uma música acelerada, enquanto uma música mais leve pode ser usada em uma cena mais sóbria. Lembre-se de escolher músicas de uso livre e sem royalties que estão disponíveis em vários bancos de mídia.


O ICFJ, organização da qual a IJNet faz parte, é parceira do Meta Journalism Project e da Seen no programa Facebook Video Storytellers-Africa.