A importância do áudio

АвторIJNetJun 14, 2022 в Jornalismo móvel
Autor dos videos

Elementos visuais são apenas metade da experiência dos espectadores quando eles assistem um vídeo. Ter um áudio de boa qualidade pode emular a experiência de ter presenciado o momento ou ajudar a comunicar determinada emoção. Confira algumas dicas sobre como usar o áudio da melhor maneira nos seus vídeos:

 

 

1) Use o áudio para dar realidade ao que está de fato acontecendo, não para manipular seus espectadores. Ainda que você possa sobrepor áudios no seu vídeo para melhorar o conteúdo (por exemplo, o som de um jato decolando na pista), é uma questão de ética jornalística não usar o áudio para gerar perspectivas enganadoras (por exemplo, adicionar sons de tiroteio e violência em um vídeo de um protesto pacífico e não violento).

2) Use efeitos sonoros, principalmente na transição de cenas. Efeitos simples como os chamados "swipe" ou "swoosh" podem ajudar a dar um senso de ritmo para o seu vídeo, mantendo as pessoas engajadas.

3) Foque na textura. O som da freada de um pneu ou a leveza de passos dados na areia pode ajudar a criar a sensação de se estar no local. Lembre-se do primeiro tópico e foque em texturas de som que mostram a realidade do que está acontecendo.

4) Trilhas sonoras são importantes e podem ajudar a comunicar uma determinada emoção. Uma cena de ação pode ter uma música acelerada, enquanto uma música mais leve pode ser usada em uma cena mais sóbria. Lembre-se de escolher músicas de uso livre e sem royalties que estão disponíveis em vários bancos de mídia.


O ICFJ, organização da qual a IJNet faz parte, é parceira do Meta Journalism Project e da Seen no programa Facebook Video Storytellers-Africa.