10 newsletters brasileiras que não podem faltar no seu inbox

Автор Wilson de Sá
Mar 22, 2021 в Jornalismo multimídia
Caixa de correio antiga em um muro

Não há como negar que a pandemia de COVID-19 afetou a tudo e a todos. Com as pessoas passando mais tempo em seus computadores trabalhando, se divertindo e socializando, é imprescindível que a informação chegue até elas da forma mais eficiente possível.

Criada para manter um vínculo mais próximo com o público, a newsletter ou boletim informativo é uma publicação periódica enviada diretamente para o e-mail do leitor mediante a uma assinatura ou cadastro gratuito. Esse contato contínuo podem conquistar a atenção do leitor e criar uma audiência leal.

Muitas organizações de jornalismo publicam newsletters imperdíveis que oferecem informações que podem ajudar jornalistas a ter ideias para pautas, encontrar oportunidades e lançar projetos.

Aqui reunimos 10 newsletters brasileiras gratuitas que todos jornalistas devem seguir:

Newsletter Farol Jornalismo (NFJ)

Acompanhe as transformações do jornalismo num boletim excelente que chega com um resumo crítico das principais discussões sobre a profissão no Brasil e no mundo. A newsletter foi fundada em 2014 pelo professor da Unisinos Moreno Osório e a jornalista Marcela Donini, que também edita a Matinal Jornalismo – uma newsletter regional com foco em Porto Alegre. A NFJ é editada por Lívia Vieira, professora da faculdade de comunicação da Universidade Federal da Bahia. Enviada semanalmente às sextas-feiras.

[Leia mais: O sucesso e a incerteza de distribuir newsletters via WhatsApp]

Newsletter geral da Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) reúne suas últimas notícias em uma newsletter geral, incluindo textos de reflexão sobre a mídia e a prática do jornalismo e também recomendações, concursos, oportunidades de bolsas e novas iniciativas jornalísticas. É enviada semanalmente às quartas-feiras.

Investigadora

Se seu interesse é a busca de dados para enriquecer sua cobertura, a dica é a newsletter do CruzaGrafos, um projeto da Abraji. Focada em investigar relações de poder e redes de interesses de forma visual, o CruzaGrafos é uma ferramenta que pode ajudar a realizar análises exclusivas. Lançada em janeiro deste ano, a Investigadora é enviada semanalmente nas quarta-feiras.

Projeto Colabora  

Não é bem uma newsletter específica para jornalistas, mas quem aposta numa visão de sustentabilidade além do meio ambiente não pode perder a newsletter do Projeto Colabora. Temas como educação, saúde, desigualdade, saneamento, diversidade e consumo são destacados no boletim, que é guiado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. A newsletter é enviada de segunda a sexta pela manhã.

Don’t LAI to me 

A newsletter da Fiquem Sabendo foi idealizada para ser um guia prático da Lei de Acesso à Informação (LAI) — um trocadilho com a palavra “Lie” que significa “mentira” em inglês. A missão é ficar de olho nos portais transparência dos governos para “revelar dados e documentos escondidos da sociedade”, explicou Maria Vitória Ramos, diretora e cofundadora da Fiquem Sabendo. “O nosso propósito é de popularizar o uso da LAI e a newsletter é uma forma de fornecer dados inéditos que possam gerar lides e colocar a ferramenta no radar da imprensa e do cidadão”, disse. É enviada quinzenalmente.

LatAm Journalism Review do Centro Knight de Jornalismo nas Américas

Desde 2002, o Centro Knight de Jornalismo nas Américas oferece programas de extensão universitária e treinamento para jornalistas da América Latina e do Caribe. A proposta é ajudar jornalistas a criar uma geração de associações e organizações para elevar os padrões do jornalismo em seus países. Quem segue a newsletter do Centro Knight recebe alerta de cursos, discussões e inovações no Brasil e na América Latina. O boletim semanal, disponível em português, inglês e espanhol, é enviadao às quartas-feiras.

[Leia mais: Dicas para iniciar sua newsletter jornalística]
 

Meio

Outra newslettter que não é específica para jornalistas, o Meio é bom demais para ficar fora dessa lista. Lançado em 2016 pelo jornalista Pedro Doria e o empreendedor Vitor Conceição, é de uma leitura rápida de menos de oito minutos, reunindo um panorama essencial de notícias rápidas que vão da política ao que estreia no Netflix. A newsletter sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo no e-mail do assinante. 

objETHOS

A newsletter do Observatório da Ética Jornalística - objETHOS, foi criada pelo Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto, que surgiu em setembro de 2009, é uma iniciativa de pesquisa, acompanhamento e monitoramento da ética praticada por jornalistas e meios de informação. Os boletins informativos são quinzenais, enviados nas quartas-feiras de manhã.

Garimpo

Você não quer ficar grudado nas redes sociais mas também não quer perder o que está acontecendo? A Garimpo destila as conversas mais relevantes. É gratuita e curtinha, levando menos de três minutos para ler. Para o editor-fundador do Núcleo, Alexandre Orrico, uma boa newsletter filtra o ruído, economizando o tempo do leitor. Como o tempo para o jornalista é valioso e os prazos são apertados, a dica de Orrico é ler newsletters. “Elas são uma forma simples e rápida de obter informação”, disse. A newsletter é enviada de segunda a sexta-feira, a partir das 11h.

Newsletter da IJNet Português

Não podemos deixar de incluir a newsletter da IJNet Português, que reúne todo o conteúdo publicado durante a semana incluindo artigos sobre tendências, dicas e estudos de caso de jornalismo e dez oportunidades nacionais e internacionais, enviada sempre nas segundas-feiras.

Que outra newsletter de jornalismo você gosta e ficou fora dessa lista? Conte para a gente nas redes sociais.


Wilson de Sá mora em São Paulo. É jornalista freelance, editor, fotógrafo e pós-graduando em Política e Relações Internacionais. Siga-o no iga-o no TwitterInstagram ou LinkedIn. 

Imagem sob licença CC no Flickr por Luis Alveart