Padrões mínimos para escrever uma matéria

par Anonyme
30 oct 2018 dans Miscellaneous
  1. Diga qual é o tema da matéria. Se tiver problemas, pergunte a si mesmo: “A matéria precisa ser escrita?” Se a resposta for sim, pergunte a si mesmo: “Eu fiz toda a pesquisa necessária? Eu tenho todos os fatos?”
  2. Mantenha o enfoque no tema central durante toda a matéria.
  3. Informe seu leitor sobre as possíveis conseqüências da notícia. Os leitores não dão muita importância aos processos governamentais, mas se importam sobre decisões que afetam suas vidas.
  4. Use anedotas e citações para ilustrar fatos e nao para decorar a matéria. Mesmo que uma anedota ou comentário seja colorido, inclua esta informação somente se for relevante à matéria.
  5. Criatividade deve ser o resultado de uma boa cobertura jornalística e não somente do uso de palavras inteligentes. Evite o uso de prosa.
  6. Procure informação que ajude a explicar a história e não apenas informação superficial. Para isso, siga os seguintes passos:
    •  Pergunte “porque”
    •  Visite o lugar onde a notícia ocorreu
    •  Tome conclusões que você pode justificar com fatos
    •  Fale com mais de uma fonte 
  7. Não se limite a dizer ao leitor, mostre ao leitor. Faça com que o leitor cheire, prove, escute, veja e sinta a matéria. Descreva pessoas e situações para que o leitor saiba o que você sabe. Se sua matéria o levou a um lugar horrível, leve o leitor a esse lugar através da descrição de detalhes que traduzam esta violação aos seus sentidos.