Webb na Web: 5 regras para escolher o nome do seu blog

par Amy Webb
30 oct 2018 dans Freelance

Pensando em começar um novo blog? Uma das primeiras coisas que você tem que escolher é o nome. Isso porque o nome do blog tem que combinar com o domínio que você escolher. O domínio é a parte do endereço que vem depois de "www" e antes de "/subfolder/12345.html." Por exemplo, o domínio da IJNet é ijnet.org. Nesta semana, ofereço dicas sobre como selecionar um nome de sucesso para seu blog... e algumas armadilhas que você deve evitar.

Regra #1: O nome do seu blog é igual ao domínio? Comecei a explicar isso acima. É realmente importante verificar a disponibilidade do domínio primeiro. O domínio tem que ser exatamente igual ao nome do blog. Isso ajudará leitores a lembrarem do blog, fará com que fique mais fácil achá-lo na internet e para aqueles que somente ouviram falar do seu blog, isso lhes facilitará quando digitarem o nome do seu blog seguido de ".com" em vez de buscarem no Google. E tente evitar hífens se possível!

A maneira mais fácil de verificar se um domínio está disponível é através do Network Solutions. (Não estou aqui necessariamente recomendando o Network Solutions como host.) Simplesmente digite o domíno que você quer para ver se está disponível. Tente .com, .net e.org. Se possível, recomendo comprar todos os três. Se alguém quiser competir com você mais tarde, terá que se assegurar de que já se apropriou de todos os domínios possíveis.

Se o seu domínio selecionado não estiver disponível, você pode checar com o WHOIS database do Network Solutions. Digite o domínio e faça uma busca contrária para ver quem o registrou. Você pode até entrar em contato com a pessoa para ver se ela estaria disposta a vender o domínio a você por um preço razoável.

Regra #2: O nome do seu blog é fácil de soletrar? Vejo inúmeros blogs com nomes inteligentes que são absolutamente impossíveis de soletrar. Evite quaisquer nomes que uma pessoa comum teria dificuldade de soletrar.

Regra #3: O nome do seu blog é fácil de lembrar? Se você está lançando um blog sobre o conflito na Croácia, não o chame de "Pensamentos sobre a Paz". É um nome geral demais e não conecta diretamente com o assunto. Você pode querer paz na Croácia, mas se estiver cobrindo o conflito deve mencioná-lo no título. Pense também em como o domínio vai aparecer: pensamentossobreapaz.com. É difícil de ler e digitar. Tente usar somente uma ou duas palavras-chave que representam o conteúdo.

Regra #4: O  nome do seu blog descreve o que você está fazendo? É possível que algumas pessoas leiam somente o título do seu blog...se este não caracterizar apropriadamente o seu conteúdo, elas podem ficar confusas. Seus leitores devem saber sobre o que é o seu blog somente pelo nome. Um bom exemplo é "ReadWriteWeb" (LerEscreverWeb), que é literalmente sobre ler e escrever sobre a web.

Regra #5: O nome do seu blog está disponível nas redes sociais? A maioria das pessoas não param para considerar se o nome do seu blog está disponível no Twitter, Facebook e outras redes sociais. Quando você cria um blog, também está estabelecendo uma marca. Você deve blogar, tuitar e publicar mensagens da mesma fonte e criar uma audiência geral. Portanto, antes de tomar uma decisão final sobre um nome, verifique sua disponibilidade em todas as redes sociais que você usa e até naquelas que não usa!

Amy Webb é consultora de mídia digital e presidente do Future Today Institute (antes Webbmedia Group).