Como apresentar um projeto jornalístico

22 oct 2023 dans Inovação da mídia
Apresentando projeto

Da ideia à execução, existe uma parte importante que fica no meio do caminho: a apresentação e organização do projeto. É nessa hora que muita gente trava, sem conseguir descrever com precisão aquilo que pretende realizar. 

Por isso apresento um passo a passo de como mostrar os seus projetos, e isso vale para o jornalismo ou qualquer tipo de empreendimento. 

Problema

Tenha clareza sobre qual o problema você quer resolver. Seja objetivo e foque na sua audiência. Não faz sentido criar um produto e/ou serviço se ele não estiver resolvendo alguma dor de quem vai usá-lo. Se necessário, faça pesquisas e entrevistas com potenciais consumidores para entender o seu mercado e entender como executar uma solução.

Dados

O seu problema é realmente um problema? Talvez para você esteja claro que sim, mas é necessário que esteja para todo mundo. Então, nada melhor do que mostrar dados (e exibir as fontes) que comprovem isso. 

Solução

Agora que você já provou que existe um problema, chegou a hora de mostrar a que veio. Conte qual a solução você está propondo. Qual a sua ideia? Por que ela é inovadora? 

Oportunidade

Considerando sua solução, mostre qual a oportunidade que ela está criando para potenciais parceiros e investidores. Ou seja, por qual motivo é uma boa estar junto com você nesse empreendimento? 

Da mesma forma, procure alguns dados que comprovem isso. Mostre o tamanho do mercado que você quer atingir, a possibilidade de gerar impacto positivo na vida de uma comunidade, por exemplo. Deixe claro que a sua solução pode, realmente, impactar e trazer algum benefício concreto. 

Público-alvo

Se você sabe que seu projeto pode gerar um impacto positivo para alguém, então você também deve saber quem é esse alguém. Conte para a pessoa a quem você está apresentando. Diga idade, escolaridade, região e outras informações relevantes. Construa uma “persona” que será “a cara” da sua audiência. 

Métricas

O que é sucesso para você? Essa pergunta é relativa e é por isso que você precisa mostrar como pretende medir o seu sucesso. Ou seja, tenha claras as métricas que você vai monitorar. Fique íntimo delas e passe a chamá-las de KPIs (key performance indicators).

Por que você?

À essa altura, você já mostrou que existe um problema e conseguiu provar com dados que ele precisa ser resolvido. Mas também mostrou que há uma solução capaz de gerar resultado positivo, com uma oportunidade no mercado, já que há potenciais usuários/consumidores bem definidos. Você até vai conseguir medir isso. Parabéns, você empolgou os seus interlocutores. 

Agora eles querem entender: por que você é a pessoa certa para eles investirem? O que você faz? De onde você veio? Qual sua história? Venda seu peixe para terminar de convencê-los! E não esqueça de agradecer depois.


Foto: arte Canva