Dez dicas para melhorar a diagramação e layout do jornal

porijnet_admin
Jun 27, 2008 en Miscellaneous
  1. Estabeleça uma ordem hierárquica. Os leitores percebem rapidamente quais são as matérias mais importantes da página. As notícias principais ditam o tom da página.
  2. Crie um centro de impacto visual. A imagem da matéria principal é o foco inicial de atenção dos leitores. Cada página deve ter um elemento gráfico dominante. Quase todas as páginas terão um elemento gráfico associado à matéria principal. O centro de impacto visual dá o tom da página. Se a matéria principal da primeira página é suave, os leitores automaticamente assumirão que a página inteira contém notícias suaves. 
  3. Organize. Os leitores estão sempre com pressa e a informação no jornal deve estar bem organizada para evitar confusão. A diagramação do jornal deve guiar o leitor ao que estiver procurando.
  4. Contraste. Páginas de sucesso terão elementos verticais e horizontais. Também haverá elementos dominantes e secundários. Cada página terá uma matéria central, matérias principais e matérias secundárias.
  5. Cor. A cor deve ser usada como um recurso informativo e não como decoração. É preferível usar cores apenas em fotos e gráficos. A cor também ajuda a guiar o leitor ao ler uma matéria. Os diagramadores devem usar cores baseadas em um raciocínio lógico. Lembre-se de usar cores com moderação.
  6. Tipografia. Quanto maior for a variedade de letras e corpos usados, maior a probabilidade de confundir o leitor. Os editores devem investir mais tempo escrevendo as manchetes das matérias do que decidindo que tipo de corpo de letra usar no texto. 
  7. Surpreenda o leitor. Todos os dias o jornal deve dar ao leitor uma surpresa – uma manchete, foto, matéria, diagramação ou gráfico – que é tão extraordinária que ele desejará mostrar a surpresa para outra pessoa. O segredo: faça algo especial. 
  8. Rompa as regras. Regras foram feitas para serem rompidas, mas só se for por uma boa causa. Se as regras foram quebradas o tempo todo perde-se toda a coerência. Isso pode estragar a surpresa porque não há nada tradicional que sirva de comparação para o leitor. Diagramadores devem aventurar-se com as técnicas básicas. Não seja tão previsível ao ponto de ser chato.
  9. Coerência. Mantenha as coisas no mesmo lugar todos os dias para que o leitor, que está sempre ocupado, não perca tempo procurando a informação. 
  10. Faça uma diagramação divertida. Peça a opinião de outras pessoas da redação e não tenha medo. Elabore um design simples, porem dinâmico. O conteúdo é a parte mais importante do design. Lembre-se de que o objetivo da diagramação é atrair o leitor para o interior do jornal.