Destaques: Estado da Tecnologia nas Redações Globais 2019

byICFJDec 19, 2019 in Jornalismo digital
Title

Jornalistas estão cada vez mais recorrendo à tecnologia digital para ajudar a enfrentar desafios assustadores como a disseminação de informações falsas e os crescentes ataques a repórteres, de acordo com a recente pesquisa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês) sobre o Estado da Tecnologia nas Redações Globais.

A pesquisa atualiza e expande o estudo pioneiro de 2017 do ICFJ, que descobriu que jornalistas estavam com dificuldades para acompanhar a revolução digital. Nestes tempos difíceis para a mídia, nosso estudo de 2019 revela um aumento acentuado na adoção da tecnologia digital por jornalistas nos últimos dois anos.

Confira o sumário executivo e relatório completo (Inglês).

Image 1Image 2

Analisamos respostas de oito regiões mundiais

Image 3

Desafios Urgentes

Enquanto enfrentam um aumento de ataques online, os jornalistas estão fazendo mais para se proteger. Mais de dois terços dos jornalistas e redações hoje empregam ações de cibersegurança -- um aumento de quase 50% desde 2017. O aumento em comunicações seguras é impulsionado principalmente por aplicativos de mensagens criptografadas como WhatsApp, Telegram e Signal.

Image 4Image 5

Na América do Norte, o percentual de redações que toma medidas de segurança dobrou nos últimos dois anos. Agora só fica atrás da Europa na adesão de medidas de cibersegurança.

Image 6Image 7

Diretores de redação e jornalistas estão tomando medidas para combater a desinformação.

Image 8Image 9

 Ainda assim, diretores de redação são mais propensos do que jornalistas a acreditar que a desinformação é um grande problema para o setor.

Image 10

 As redações estão tomando medidas para criar confiança -- embora nem todas as regiões compartilhem o mesmo nível de preocupação. A América do Norte é uma das menos preocupadas.

Image 11Image 12

 As Organizações

Image 13

Cada vez mais redações tradicionais agora usam formatos digitais.

Image 14

Essas redações híbridas estão utilizando uma variedade maior de formatos digitais para disseminar seu conteúdo.

Image 15

As perspectivas para agências de notícias só digitais não são tão animadoras. O crescimento da redação digital foi baixo ou diminuiu em todos os lugares, exceto no leste/sudeste da Ásia, sugerindo que menos startups online estão sendo lançadas.

Image 16

A maioria das redações é pequena. Mais da metade dos veículos de comunicação de todo o mundo tem dez ou menos funcionários em período integral. As organizações só digitais são as menores, com 75% empregando até dez funcionários em período integral.

Image 17

Os cortes nas equipes de redação continuam. Trinta e seis por cento dos diretores dizem que demitiram funcionários em 2019, em comparação com 31% em 2017. Embora as grandes organizações de notícias tenham diminuído de tamanho, as menores estão adicionando funcionários.

As Ferramentas

Jornalistas estão cada vez mais usando dados em seu trabalho diário.

Image18Image 19

Mensagens instantâneas estão entre as ferramentas mais populares do mundo para atrair o público, com uma exceção clara: a América do Norte.

Image 20Image 21

 A maioria dos entrevistados acredita que as ferramentas digitais transformaram todos os aspectos de seu trabalho para melhor, mas jornalistas têm menos certeza do que seus diretores sobre os efeitos das redes sociais.

Image 22Image 23

 As Pessoas

Image 24

Profissionais de tecnologia ainda são poucos e raros nas redações.

Image 25

Em algumas partes do mundo, as mulheres estão fazendo progressos significativos. Elas ocupam cerca de metade dos cargos de direção na Eurásia/ ex-URSS (62%), América do Norte (56%), Europa (51%) e América Latina (49%).

Image 26

As mulheres também representam aproximadamente metade dos funcionários de redações em três das oito regiões -- embora a diversidade de gênero continue sendo um problema, principalmente no Oriente Médio/Norte da África e Sul da Ásia.

Enquanto jornalistas usufruem de pouca segurança no emprego, as redações da maioria das regiões (exceto na América do Norte) enfrentam dificuldades para encontrar e reter funcionários.

Image 27Image 28

 As Editorias

Governo e política são as editorias de notícias mais populares, mas aproximadamente um terço dos jornalistas cobre educação, saúde, economia e meio ambiente. Jornalistas norte-americanos, no entanto, cobrem editorias não políticas com menos frequência do que outros.

Image 29Image 30

 

Image 31

O jornalismo investigativo também está entre as principais editorias para repórteres.

Image 32

Embora a grande maioria das redações informe sobre uma variedade de eventos locais, nacionais e internacionais, apenas algumas cobrem exclusivamente notícias locais e da comunidade. A maioria é veículos pequenos.

Treinamento

Jornalistas querem um treinamento mais avançado e intensivo do que estão recebendo.

Image 33Image 34

 Métricas e Analytics

Surpreendentemente, os diretores de redação não estão tão obcecados com as principais métricas, como visualizações de página, como estavam há dois anos.

Image 35Image 36Image 37

Quando consultam métricas para análise de dados, mais de um terço dos diretores de redação as usa para rastrear o trabalho de seus jornalistas.

O Negócio

A publicidade não é mais a maior fonte de receita para a maioria dos veículos de comunicação, que estão diversificando suas fontes de financiamento. As organizações sem fins lucrativos têm um portfólio de receitas mais equilibrado do que as com fins lucrativos -- apesar das organizações sem fins lucrativos também dependerem muito da publicidade em anúncios digitais.

Image 38Image 39Image 40

Os diretores de redação dizem que a maioria das ferramentas digitais ajuda a aumentar a receita, mas algumas funcionam melhor do que outras.

O Futuro

Image 41

O ICFJ pediu aos gerentes para identificar importantes fontes de receita no próximo ano. Em 27%, espera-se que as assinaturas online/memberships sejam extremamente promissoras -- embora apenas 4% das organizações de notícias digam que atualmente é sua fonte financeira mais importante.

Image 42

Globalmente, as redações esperam uma maior diversidade de fontes de receita, mas algumas regiões apostam em diversificar mais do que outras.