Icfj 的一个项目

Webb na Web: Ferramentas de gestão de projetos para jornalistas

作者 Amy Webb
Oct 31, 2018 发表在 Jornalismo digital
meeting

Se você é um jornalista que trabalha em uma redação de notícias ou organização de mídia, provavelmente já descobriu que gestão de projetos pode ser um problema chato e persistente. Membros da sua equipe perdem seus prazos de entrega ou esquecem de ler ou enviar um e-mail. Talvez você tenha que lembrar as mesmas pessoas de lhe enviar o artigo inicial... e agora está na hora de mandar tudo para a impressão! Ou talvez você seja um jornalista encarregado de ajudar a planejar um evento ou conferência, e você está achando mais e mais tarefas que precisam ser atribuídas e completadas.

Se você já passou por alguma das situações acima, uma ferramenta online de gestão de projetos certamente ajudaria a manter você e sua equipe organizados! Há várias ferramentas disponíveis agora, sendo que a maioria não é destinada somente a um tipo de indústria. Em vez disso, elas oferecem uma variedade de opções para ajudar grupos em seus projetos. Você pode facilmente especificar quem pode ver e editar o espaço de trabalho. Algumas ferramentas também permitem que você veja quando alguém se conectou, de modo que você possa supervisionar as pessoas da sua equipe que não estão contribuindo tanto quanto deveriam.

Abaixo veja três ferramentas:

Basecamp

Basecamp é um projeto de gestão e plataforma de colaboração sólido. Você pode restringir os usuários a apenas aqueles que aprova e até mesmo designar comissões individuais ou subgrupos dentro do sistema de controle de acesso adicional. No Basecamp, os membros podem enviar mensagens uns aos outros sobre os projetos, criar listas de tarefas, definir metas, fazer uploads, compartilhar arquivos e criar "writeboards", que são espaços onde os usuários aprovados podem adicionar e editar conteúdo em um ambiente compartilhado. O Basecamp é muito popular entre diferentes tipos de organizações, mas vem com um preço -- US$24 por mês pelo plano básico.

 

PBwiki

 

Você pode já estar familiarizado com o termo "wiki", que é um site simples que pode ser facilmente criado e editado para anotações pessoais, criando locais de trabalho de colaboração e gerenciamento de projetos e eventos. Como o Basecamp, o PBwiki permite a edição do grupo, a capacidade de upload e compartilhamento de documentos e de multimídia, gerenciamento de documentos, listas de tarefas e metas, e uma série de configurações de segurança para restringir e conceder acesso a outros. Além disso, você também pode usar o PBwiki para fazer chamadas de conferência. O PBwiki tem uma opção gratuita, bem como planos premium.

 

Google Wave

 

Finalmente, a mais nova ferramenta de colaboração disponível é talvez uma que você já conheça: a Google Wave. A Google Wave é um serviço de comunicação social tudo em um. Combina e-mail, mensagens instantâneas, blogs, compartilhamento de documentos, wikis e conteúdo multimídia para proporcionar uma plataforma de comunicação em tempo real muito robusta. A Wave é gratuita para qualquer um usar, mas você precisa ser convidado por um amigo para participar. Para obter mais informações sobre como usar a Wave clique aqui para fazer o  download de uma cópia gratuita do guia.

 

Enquanto essas são apenas três das muitas ferramentas de colaboração disponíveis, lembre-se de que a maioria oferece um período gratuito para você experimentar antes que decidir utilizar plenamente todo o serviço. Recomendo experimentar o Basecamp,o  PBwiki e a Wave para ter uma idéia de como e quanto estas ferramentas podem ajudar você e sua organização.

Amy Webb é consultora de mídia digital e presidente da Webbmedia Group, LLC. Webb também lançou um novo site de treinamento multimídia, o Knowledgeweb.Em sua coluna semanal, Webb na Web, Amy informa sobre multimídia e dá dicas sobre reportagem e estratégias para incorporar tecnologia na sala de redação. Acompanhe a Amy pelo Twitter e delicious.