Icfj 的一个项目

Ética jornalística

作者IJNetJun 14, 2022 发表在 Jornalismo móvel
Produtor do video

Na condição de jornalista móvel, você é um jornalista em primeiro lugar - o que significa que você tem que estar em conformidade com a ética jornalística assim como outros profissionais de mídia. Abaixo estão alguns pontos importantes sobre ética para ter em mente quando estiver trabalhando:

 

 

1) Justiça. Quando estiver informando sobre uma questão, principalmente se ela implicar determinado grupo ou indivíduo, é importante entrar em contato e dar à parte em questão a chance de responder e dar sua declaração e ponto de vista.

2) Mantenha a independência editorial. Embora aceitar uma bolsa ou subsídio para cobrir um tema não seja contra a ética jornalística, você não deve ser patrocinado por um grupo político, corporação ou indivíduo para fazer uma matéria em específico.

3) Prestação de contas. Você deve ter certeza de que toda informação que você fornece é precisa tendo em vista o que é do seu conhecimento, e ser capaz de depor a respeito em um tribunal.

4) Tenha em mente que a sua audiência confia em você para que seja uma fonte de informação verdadeira. Romper essa confiança não reflete apenas em você; isso pode fazer com que a sua audiência confie menos em jornalistas de um modo geral. Em uma época na qual a confiança na mídia é baixa, o seu trabalho é fundamental para restaurar a confiança na reportagem factual. 


O ICFJ, organização da qual a IJNet faz parte, é parceira do Meta Journalism Project e da Seen no programa Facebook Video Storytellers-Africa.