Icfj 的一个项目

Verificação de fatos

作者IJNetJun 14, 2022 发表在 Jornalismo móvel
Autor do projeto

A verificação de fatos é uma parte fundamental de qualquer tipo de jornalismo, e a reportagem móvel não é exceção. Você não precisa ser um checador de fatos profissional para verificar se a informação que está transmitindo é precisa – apenas siga estes passos simples:

 

 

1) Verifique o que fontes confiáveis estão falando sobre o assunto. Publicações que têm sua própria equipe de verificação de fatos são mais propensas a já terem verificado muitas das perguntas que você possa ter sobre uma dada questão.

2) Faça uma busca no Google. Você pode se surpreender com a quantidade de fatos verificados ou conteúdo explicativo que pode ser encontrado sobre um assunto com uma simples busca online.

3) Veja o que outros jornalistas já publicaram sobre o assunto, principalmente em veículos confiáveis.

4) Tente encontrar pelo menos duas fontes para cada informação que você usar. Busque inconsistências, contradições ou fatos conflitantes entre as fontes.

5) Veja o local onde o vídeo foi feito e faça uma referência cruzada com outras imagens ou vídeos da área para ver se o vídeo foi realmente feito no local informado.

6) No caso de fotos, use busca reversa de imagens do Google e suba a foto na barra de pesquisa. Com isso, você pode descobrir quais outros sites estão usando a foto e, muitas vezes, a fonte original da imagem.  


O ICFJ, organização da qual a IJNet faz parte, é parceira do Meta Journalism Project e da Seen no programa Facebook Video Storytellers-Africa.