Webb na Web: Como manter as fontes organizadas... digitalmente

Автор Amy Webb
Oct 30, 2018 в Jornalismo digital

Um dos aspectos mais difíceis ao fazer buscas digitais extensas é a organização das fontes. Você pode começar na página principal da BBC, depois clicar em algum conteúdo da IJNet, para que várias horas depois se encontre dando voltas no Wikipedia. A não ser que seja muito bom de tomar notas, é muito provável que no final da busca perceba que muitas fontes importantes tenham sido esquecidas pelo caminho.

Para isto, apresento-lhe o Zotero, uma extensão simples (e gratuita) do Firefox que ajudará a organizar toda estas informações. Simplesmemte clique no botão do Zotero quando encontrar fontes que queira guardar. A ferramenta extrai informação bibliográfica automaticamente e oferece a opção de guardar o site como aparece no momento, assim você pode voltar a essa informação mais tarde.

O Zotero guarda suas fontes digitais em um mesmo lugar. Também permite guardar imagens e páginas em PDF. O Zotero funciona em idiomas diferentes e permite fazer buscas e adicionar detalhes ou anotações à informação guardada.

Embora esta ferramenta tenha sido pensada inicialmente para pesquisadores, acadêmicos e estudantes, também é uma ferramenta muito útil para jornalistas que precisam de ajuda na organização digital.

Amy Webb é consultora de mídia digital e presidente da Webbmedia Group, LLC. Leia mais sobre dicas e idéias de multimídia em seu blog (em inglês), http://www.mydigimedia.com. O Webbmedia Group é uma empresa de consumo neutra. Qualquer opinião sobre produtos ou serviços é formada após testes, pesquisas e entrevistas. Nem a Amy Webb,  o Webbmedia Group ou seus empregados recebem qualquer pagamento ou beneficio de seus fornecedores.