Como jornalistas de mochila podem escolher o microfone certo para o telefone

par Ravi Bajpai
19 févr 2020 dans Jornalismo multimídia
Homem cercado por microfones e celulares

Você tira da caixa seu novo microfone de lapela, conecta-o ao telefone e verifica o som, esperando ansiosamente por um áudio nítido e claro, do tipo que fará com que seu vídeo móvel seja excelente.

O que você ouve? Nada? Bem-vindo ao clube: agora você se juntou ao grupo de jornalistas de mochila que lutam para encontrar microfones que realmente funcionam com seus telefones.

Não consigo pensar em um único jornalista que não tenha tido dificuldades em encontrar um microfone compatível com seu telefone. Alguns microfones funcionam com dispositivos iOS, mas não se conectam a dispositivos Android e vice-versa. Obviamente, não é como se o problema estivesse restrito aos sistemas operacionais (esse problema teria sido fácil de resolver!). Alguns microfones se conectam    apenas a determinados dispositivos Android, não a todos.

Qual é o problema? Se você observar atentamente o conector de 3,5 mm desses microfones, perceberá que eles têm um design muito específico. Os conectores para microfone são variados, mas, para nosso propósito, vamos falar apenas de dois: TRS e TRRS.

Os conectores TRS possuem três condutores, enquanto o TRRS possui quatro. Uma maneira fácil de identificar um do outro é procurar os anéis de cor preta: o TRS possui dois anéis pretos e o TRRS possui três. Os microfones funcionam conectando-os ao soquete de entrada interno do telefone. Se o seu telefone tiver um ajuste adequado, o microfone funcionará.

Então, como você encontra um microfone que funcionará com seu telefone? Isso depende do tipo e da disposição dos condutores na entrada de 3,5 mm do microfone. O conector TRS se encaixa na maioria dos telefones Android, exceto em alguns modelos novos que também aceitam o conector TRRS.

No entanto, também é importante notar que, embora os conectores TRRS possuam quatro condutores, eles vêm em duas variedades, e cada variedade se ajusta aos condutores de maneira diferente. É por isso que provavelmente o mesmo conector TRRS pode não funcionar com telefones Android e iOS.

Então, qual é a solução? Adaptadores. E existem algumas opções. Adaptadores Rode permitem conectar microfones TRRS a dispositivos que apenas leem uma entrada TRS, principalmente em telefones Android. Faça uma pesquisa no Google por adaptadores TRRS para TRS e você encontrará todos os tipos deles à venda. Para fazer com que os microfones TRS funcionem com dispositivos compatíveis com TRRS, principalmente iOS, use esta variante do Rode. Como parte do seu kit MoJo [jornalismo móvel], você deve manter os dois tipos de adaptadores à mão, especialmente para filmagens em ambientes imprevisíveis com vários telefones e transmissão ao vivo.


Ravi Bajpai foi um bolsista Knight do ICFJ, ajudando as principais redações indianas a melhorar sua cobertura de problemas críticos de saúde e desenvolvimento. Saiba mais sobre seu trabalho como bolsista Knight aqui.