Webb na Web: Três ferramentas para criar mapas interativos

par Amy Webb
30 oct 2018 dans Jornalismo digital

Acrescentar dados a um mapa interativo é uma ótima maneira de atrair leitores e contar histórias. As ferramentas abaixo são gratuitas, fáceis de usar e podem dar um toque mágico aos seus mapas. Você não tem motivos para não experimentar!

MapBuilder

Há anos usamos o MapBuilder, porque é uma ferramenta simples que deixa você acrescentar tudo o que quiser (fotos e textos) em um mapa e depois carregá-lo no seu site. Um mapa muito simples leva poucos minutos para ser criado. Mas se você quiser adicionar estruturas complexas e ajustar todos os marcadores em uma imagem de sua preferência, também pode fazer.

amMap

O amMap é uma ferramenta popular usada em muitas redações, incluindo o USAToday.com. Cria bonitos mapas e gráficos em Flash. Você também pode ajustar o tamanho, cor, etc, do seu mapa, criar gráficos de mapas (heatmaps) e até gerar uma linha de tempo com auto-play no seu mapa.

Vidmap

O Vidmap é ferramenta nova e inovadora que permite a você criar um mapa apresentado juntamente com um video online que você carregar. Seus usuários podem assistir ao video e ver exatamente onde os eventos estão acontencendo no mapa interativo.

Amy Webb é consultora de mídia digital e presidente da Webbmedia Group, LLC. Leia mais sobre dicas e idéias de multimídia em seu blog (em inglês), http://www.mydigimedia.com. O Webbmedia Group é uma empresa de consumo neutra. Qualquer opinião sobre produtos ou serviços é formada após testes, pesquisas e entrevistas. Nem a Amy Webb,  o Webbmedia Group ou seus empregados recebem qualquer pagamento ou benefício de seus fornecedores.