Roteiro visual

parIJNet14 juin 2022 dans Jornalismo móvel
Produtor do video

Para jornalistas que são novatos na produção de vídeo, o storyboard - desenho das cenas em um papel ou lousa - pode ser uma técnica excelente para orientar o modo como você grava seus vídeos. Confira algumas razões pelas quais você deve usar o storyboard nos seus processos:

 

 

1) Criar um storyboard em blocos facilita o trabalho com a câmera. Saber o que você vai filmar e em qual ordem ajuda a estruturar a sua matéria antes mesmo de você começar a gravar.

2) O storyboard permite que o seu editor de vídeo saiba o que cortar das gravações brutas, resultando em um vídeo mais simplificado e reduzindo o trabalho do editor - que pode ser você!

3) O storyboard permite que você pense visualmente. Sendo o jornalismo móvel uma mídia visual, o storyboard dá início a esse processo de pensar sobre como vão ser as tomadas, quais elementos visuais você vai usar como recurso e outras técnicas de filmagem.

4) Colocar o storyboard no centro do seu processo criativo te ajuda a se organizar mais e se preparar no longo prazo, te ajudando a administrar o tempo e recursos de modo mais eficiente.  


O ICFJ, organização da qual a IJNet faz parte, é parceira do Meta Journalism Project e da Seen no programa Facebook Video Storytellers-Africa.