Como viralizar

parIJNet14 juin 2022 dans Jornalismo móvel
Imagem do produtor do video

Criar um vídeo é só metade do trabalho de divulgação de uma matéria – a outra metade é se certificar de que o público de fato veja o seu conteúdo. Embora "viralizar" possa ser resultado tanto da sorte quanto da qualidade do seu conteúdo, seguir alguns conselhos pode assegurar ainda mais que o seu conteúdo atinja o seu público-alvo.

 

 

1) Primeiro, pense em quem vai assistir e por quê. Ter um público-alvo pode te ajudar a reduzir a quantidade de passos que você precisa dar para que o conteúdo seja visto por essas pessoas.

2) Saiba qual tipo de emoção o seu conteúdo vai evocar. Você quer que as pessoas se sintam inspiradas ou curiosas? Você quer fazer a sua audiência rir ou incentivá-la a agir? As emoções no seu vídeo podem determinar qual tipo de audiência vai ser atraída por ele.

3) Olhe as páginas, grupos e influenciadores que podem se interessar por compartilhar o seu conteúdo. Crie uma lista de pessoas e grupos para entrar em contato assim que começar a trabalhar no vídeo.

4) Fale em grupos que você deseja compartilhar o seu conteúdo antes de você publicá-lo. Isso pode ajudar a criar um efeito cascata para que o seu conteúdo atinja o número máximo de pessoas assim que for publicado.


O ICFJ, organização da qual a IJNet faz parte, é parceira do Meta Journalism Project e da Seen no programa Facebook Video Storytellers-Africa.