5 prêmios de jornalismo regionais para ficar de olho

por Gustavo Panacioni
Oct 30, 2018 en Diversos

Este é o texto de estreia de uma nova coluna aqui na IJNet. O objetivo é simples: divulgar prêmios regionais de jornalismo para jornalistas brasileiros. Eu sou um dos responsáveis pelo site premiosdejornalismo.com e, desde 2015, passo algum tempo pesquisando e catalogando oportunidades para profissionais e estudantes do Brasil.

Confesso para você que quando começamos essa empreitada não tínhamos noção da quantidade de prêmios existentes por aí. Eu, Katia Brembatti, professora de jornalismo e repórter da Gazeta do Povo, no Paraná, e Ana Krüger, editora assistente do Poder360, em Brasília, consolidamos uma lista inicial com 80 premiações e, pouco mais de dois anos depois, já são mais de 300 prêmios cadastrados na nossa plataforma.

Anualmente são muitas oportunidades. Só no ano passado, por exemplo, foram 153 prêmios de jornalismo cadastrados. E é a partir dessa grande oferta que pensamos em criar uma curadoria aqui na IJNet para prêmios regionais identificados recentemente nas nossas pesquisas. 

Alagoas

O tradicional Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental 2018 abriu o processo de inscrições para trabalhos de profissionais e estudantes do estado do Alagoas que tenham trabalhos sobre temas ambientais. As inscrições vão até o dia 14 de maio. Clique aqui.

Ceará

O 2º Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo vai aceitar reportagens sobre o cooperativismo do estado contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região e do país. As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 28 de setembro deste ano. Clique aqui

Paraná

A 5ª edição do Prêmio Sistema FIEP de Jornalismo está com inscrições abertas até o dia 18 de setembro. Apesar de buscar reportagens sobre a indústria paranaense, é aberto para jornalistas profissionais de todo o país. Clique aqui.

O 1º Prêmio Femipa de Gestão da Saúde também é direcionado para jornalistas do Paraná. O objetivo é reconhecer trabalhos sobre temas como gestão hospitalar, gestão de pessoas, inovação, políticas públicas e empreendedorismo na saúde. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2019 Clique aqui.

Rio Grande do Sul

O 4º Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo busca reportagens sobre as contribuições econômicas e sociais que cooperativas gaúchas promovem ao estado. As inscrições estão abertas até o dia 21 de outubro. Clique aqui.

Se você tem sugestões para a próxima edição deste coluna, fique à vontade para me escrever no gustavo@premiosdejornalismo.com.

Gustavo Panacioni é mestre em jornalismo, um dos fundadores do site premiosdejornalismo.com e jornalista freelance.

Imagem sob licença CC no Flickr via Antonio Thomás Koenigkam Oliveira