ICFJ Knight Awards premia jornalista brasileira e repórter tcheca

por ICFJ
Jun 24, 2021 en Diversos
vencedoras do ICFJ Knight Awards

O International Center for Journalists (ICFJ) vai conceder, na edição 2021, o prêmio ICFJ Knight International Journalism Awards para a jornalista brasileira, Natália Leal. Ela é a responsável por checagem de fatos que revelaram desinformações cruciais num Brasil devastado pela pandemia. E também a Pavla Holcová, repórter tcheca que corajosamente conduziu uma investigação após o assassinato de um colega jornalista.

Leal é diretora de conteúdo da Agência Lupa, veículo pioneiro em checagem de fatos no Brasil. Ao longo do ano passado, ela e sua equipe expuseram a desinformação disseminada pelo presidente Jair Bolsonaro e outras pessoas.

Ela também criou a premiada ferramenta de visualização de dados "No Epicentro", que mostra a magnitude do número de mortos pela Covid-19 no Brasil. A ferramenta inovadora inspirou o Washington Post a replicar o projeto nos Estados Unidos. 

Holcová é jornalista investigativa da República Tcheca que trabalhava com o colega eslovaco Ján Kuciak em uma reportagem que explorava ligações entre a máfia italiana e o governo da Eslováquia.

Após Kuciak e a noiva serem brutalmente assassinados em 2018, a repórter, em luto, jurou seguir com a pauta. Sua reportagem para o Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP) contribuiu para a derrocada do governo eslovaco. 

"Essas mulheres nos mostraram como o jornalismo está cumprindo duas de suas funções mais essenciais: fornecer informação que salva vidas diante de desinformação massiva e responsabilizar governantes por meio de reportagem investigativa destemida", diz a presidente do ICFJ, Joyce Barnathan.

 

"Natália e Pavla sofreram ataques enquanto diziam a verdade, e nenhuma das duas recuou."

 

Leal supervisionou a checagem de fatos na Agência Lupa em um período de desinformação desenfreada sobre a pandemia no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro repetidamente minimizou a Covid-19, apesar de mais de 500 mil brasileiros terem morrido — mais do que qualquer outro país, exceto os Estados Unidos. 

A Agência Lupa realizou mais de 700 checagens durante a pandemia. Dentre elas, a agência desmascarou rumores amplamente difundidos segundo os quais caixões vazios estavam sendo enterrados para fazer a pandemia parecer mais grave. Também desmentiu rumores de que mais pessoas haviam morrido no Brasil em 2019 do que em 2020. Essas checagens provocaram ataques online de apoiadores do presidente contra Leal.  

Leal também é a co-criadora do aplicativo "No Epicentro", que simula para o usuário como sua vizinhança ficaria se todos os brasileiros mortos pela Covid-19 vivessem nos arredores.

Ao agrupar o número de vítimas em uma vizinhança ou cidade, a pessoa descobre o quão longe precisaria se deslocar até encontrar outra pessoa viva. Com destaque em telejornais da Globo, o aplicativo teve sua audiência consideravelmente expandida. O desenvolvimento da ferramenta foi financiado pela Google News Initiative.   

Holcová é fundadora do Center for Investigative Journalism na República Tcheca. Após o assassinato de Kuciak e sua noiva, Martina Kušnírová, Holcová realizou reportagens que expuseram em detalhes como as mortes ocorreram. Ela conseguiu que as investigações sobre os laços entre o governo eslovaco e a máfia fossem publicadas.

A jornalista tcheca obteve um arquivo policial vazado sobre Marian Kočner, o oligarca supostamente por trás do assassinato de Kuciak. No lugar de manter os dados para suas próprias reportagens, ela compartilhou as informações com vários veículos da Eslováquia. 

O assassinato de Kuciak e as investigações de Holcová e de outros jornalistas provocaram protestos em massa na Eslováquia, que resultaram na queda do governo do primeiro-ministro Robert Fico em 2018.  

O trabalho de Holcová também contribuiu para a investigação de um procurador geral, acusações contra 21 juízes e a renúncia de uma equipe inteira do comando da polícia. Holcová seguiu adiante com sua investigação mesmo com ameaças de políticos e retaliações vindas das redes sociais e até de outros jornalistas.

"Em muitas partes do mundo, jornalistas arriscam suas vidas para fazer seu trabalho e para muitas mulheres jornalistas as condições podem ser completamente hostis", diz Paul Cheung, diretor de jornalismo e inovação tecnológica na John S. and James L. Knight Foundation

"Natália e Pavla enfrentaram ameaças na busca pela verdade. A determinação delas em responsabilizar as pessoas no poder acabou derrubando corruptos e salvando vidas com informação essencial sobre saúde." 

O ICFJ Knight International Journalism Awards tem o apoio da Knight Foundation, que financia o ICFJ Knight Fellowship.

O prêmio será entregue durante o Tribute to Journalists 2021, no dia 9 de novembro. Dois jornalistas dos Estados Unidos também serão premiados: Bill Whitaker vai receber o ICFJ Founders Award por sua carreira de quatro décadas na CBS News, mais recentemente como um contundente, porém empático, correspondente do programa "60 Minutes".

Anne Applebaum, da The Atlantic, é a vencedora do Excellence in International Reporting Award por sua análise incisiva sobre a deterioração da democracia na Europa Oriental e na antiga União Soviética.

O evento, apresentado pelo âncora da CNN Wolf Blitzer, será virtual neste ano em razão da pandemia. Cadastre-se aqui.


Artigo originalmente publicado pelo ICFJ.