Estado da Tecnologia nas Redações Globais 2019

byICFJDec 19, 2019 in Jornalismo digital
Mundo

Em todo o mundo, jornalistas estão cada vez mais se voltando para a tecnologia digital para ajudar a enfrentar desafios assustadores, como a disseminação de desinformação e ataques crescentes a repórteres, segundo a pesquisa de 2019 do ICFJ sobre o Estado da Tecnologia nas Redações Globais. O uso de ferramentas de fact-checking e verificação de redes sociais está aumentando, enquanto muitas redações estão certificando suas comunicações para proteger a si mesmas e suas fontes. Os jornalistas também estão usando uma infinidade de novas técnicas e plataformas para engajar melhor seu público -- e ganhar sua confiança.

A pesquisa atualiza e expande o estudo pioneiro de 2017 do ICFJ, que mostrou que os jornalistas estavam com dificuldades para acompanhar a revolução digital. Nossa pesquisa de 2019 revela um aumento acentuado na adoção da tecnologia digital pelo setor de mídia nos últimos dois anos.

O ICFJ, junto com a Universidade de Georgetown, conduziu o estudo em 14 idiomas e recebeu mais de 4.100 respostas de jornalistas e diretores de notícias em 149 países. As respostas estão divididas em oito regiões do mundo: Leste/Sudeste Asiático, Eurásia/ex-URSS, Europa, América Latina/Caribe, Oriente Médio/Norte da África, América do Norte, Sul da Ásia e África Subsaariana.

O estudo mostra que os meios de comunicação tradicionais estão se transformando em redações híbridas à medida que adotam plataformas digitais. O jornalismo de dados está claramente em ascensão. E os meios digitais de pequeno porte representam a maioria das redações.

Dito isso, poucas novas startups digitais estão surgindo em sete das oito regiões globais. As redações ainda não estão investindo em equipe técnica suficiente ou no treinamento apropriado para seus funcionários.

Mas elas estão diversificando suas fontes de receita. A publicidade não é mais a principal fonte de receita para mais da metade das redações. E embora os modelos de assinatura/membership ainda sejam poucos, a maioria dos diretores de redação espera que esses aumentem pelo menos cinco vezes no futuro próximo.

Em questões de equipe, as mulheres estão desempenhando um papel muito mais forte do que nunca antes na redação. As mulheres representam metade das posições gerenciais em quatro regiões: Eurásia/ex-URSS, América do Norte, Europa e América Latina. Dito isso, em média, quando são contratadas, as mulheres têm menos habilidades digitais do que os homens.

Enquanto o cenário global do jornalismo continua sua transformação incessante, os jornalistas e suas redações estão correndo atrás. Claro, ainda há muito a percorrer. Mas se as melhorias nos últimos dois anos são alguma indicação, a tendência é positiva, apesar dos desafios formidáveis que a indústria enfrenta.

Descobrimos as seguintes tendências principais:

Os Desafios

Os jornalistas estão aumentando seu uso da tecnologia para responder às questões urgentes enfrentadas pela mídia de notícias hoje.

  • Mais de dois terços dos jornalistas e redações protegem suas comunicações – uma melhoria significativa em relação a 2017. Menos da metade dos jornalistas usava técnicas de cibersegurança há dois anos. A porcentagem de redações norte-americanas que protege suas comunicações dobrou, para 82%. A Europa, com 92%, continua sendo a líder. O método preferido de segurança: aplicativos de mensagens criptografadas. Todas as outras medidas de segurança são usadas por um quarto ou menos das redações.
  • Mais da metade dos jornalistas usa regularmente ferramentas digitais para verificar informações. Entre as 16 habilidades técnicas pesquisadas, a verificação digital de fatos é a mais comum.
  • Um terço das organizações de notícias tem verificadores dedicados à equipe. Além disso, 44% das redações e 37% dos jornalistas se envolveram em mais atividades de checagem de fatos durante o ano passado. 
  • Mais do dobro do número de jornalistas usa hoje ferramentas de verificação de mídia social do que há dois anos. Apenas 11% dos jornalistas usavam qualquer tipo de ferramenta de verificação de mídia social em 2017. Atualmente, um quarto dos jornalistas diz que usa as ferramentas pelo menos semanalmente, e mais de um terço dos diretores de redação reportaram o mesmo.

A maioria das organizações de notícias está se esforçando para combater desinformação e criar confiança.

  • Mais diretores de redação do que jornalistas dizem que a desinformação é um grande problema. Setenta e cinco por cento dos diretores estão preocupados com o impacto da desinformação no setor, enquanto menos da metade dos jornalistas afirma que isso afeta o trabalho diário. 
  • Os diretores de redação dizem que estão apresentando mais matérias de interesse público e citando mais fontes para aumentar a confiança do público. Mais de 60% das redações estão reportando mais matérias de interesse público e citando mais fontes para ganhar confiança. Quase metade das redações também separa melhor as notícias dos artigos de opinião.
  • As organizações de notícias na América do Norte e na África Subsaariana são as menos preocupadas em criar confiança junto ao público. As preocupações cresceram na América do Norte, onde 37% dos diretores de redação veem a construção da confiança como um grande desafio, em comparação com 29% em 2017. No entanto, a região continua entre as menos preocupadas com esse problema, ficando em penúltimo lugar à frente da África Subsaariana (29%). Na Eurásia/ex-URSS, onde as preocupações com desinformação (21%) foram as mais baixas em 2017, a preocupação mais do que dobrou para 48% em 2019.

As Organizações

Enquanto as redações que usam um híbrido de formatos tradicional e digital estão em ascensão, o crescimento de startups apenas digitais é baixo.

  • As redações híbridas estão crescendo à medida que as redações tradicionais diminuem. De 2017 a 2019, o número de redações híbridas aumentou em todas as regiões. Aproximadamente metade das redações em seis das oito regiões globais hoje são híbridas. Mesmo no sul da Ásia, onde os canais tradicionais (aqueles que dependem de formatos antigos) reinavam há apenas dois anos, as redações híbridas agora dominam. 
  • Surpreendentemente, o crescimento da redação somente digital é baixo ou estável em todos os lugares, exceto no leste/sudeste da Ásia, sugerindo que menos startups online estão sendo lançadas. Em sete das oito regiões, a porcentagem de redações somente digitais diminuiu ou permaneceu estável desde 2017. O maior declínio nas redações somente digitais ocorreu na América do Norte (de 33% para 22% das redações) e na Eurásia/ex-URSS (de 55% para 45% das redações).

As únicas redações em expansão são de pequeno porte.

  • Enquanto a maioria das redações continua cortando funcionários, quase metade das redações com 25 ou menos funcionários aumentou de tamanho nos últimos dois anos. A maioria dessas redações é digital.
  • A maioria das redações é de pequeno porte. Mais da metade das redações possui dez ou menos funcionários em período integral. As organizações somente digitais são as menores, com 75% delas empregando até dez funcionários em período integral.
  • As redações menores têm duas vezes mais chances de reportar notícias locais do que as maiores. Vinte por cento das redações pequenas cobrem eventos locais e hiperlocais, em comparação com 10% das redações maiores (mais de 26 funcionários). Globalmente, uma média de 15% das redações reporta exclusivamente sobre notícias locais.

Reportagens sobre governo e política dominam, mas outras editorias estão chamando a atenção.

  • Embora governo e política sejam a editoria dominante, cerca de um terço de todos os jornalistas atualmente cobre regularmente educação, economia e saúde. Mais da metade dos jornalistas de todo o mundo cobrem política e governo, tornando-se a editoria de notícias dominante do setor, seguida por educação (33%), economia (32%) e saúde (32%). Jornalistas norte-americanos são os menos propensos a reportar sobre educação e economia. Jornalistas na Eurásia/ex-URSS são os menos propensos a cobrir política.
  • Emissoras de rádio são mais prováveis a cobrir editorias especializadas. Quarenta e dois por cento cobrem educação e 43%, saúde, em comparação com 27% dos sites que cobrem esses tópicos.
  • Quase um terço dos jornalistas faz reportagens investigativas, embora apenas 12% se identifiquem como repórteres investigativos. Jornalistas em organizações de notícias impressas têm um pouco mais de probabilidade de se envolver em reportagens investigativas do que jornalistas em outras redações. Jornalistas do sul da Ásia (33%) são os mais prováveis a fazer reportagens investigativas e jornalistas do Leste/Sudeste Asiático (17%) são os menos prováveis.

As Pessoas 

Em quatro regiões do mundo, as mulheres estão fazendo progressos significativos na redação.

  • As mulheres ocupam metade ou mais dos cargos de gerência da redação em quatro das oito regiões pesquisadas: Eurásia/ex-URSS, América do Norte, Europa e América Latina/Caribe. Em média, um terço dos empregos gerenciais globalmente é ocupado por mulheres -- mas as diferenças regionais são grandes. Os líderes: Eurásia/ex-URSS em 62%, seguidos pela América do Norte com 56%, Europa com 51% e América Latina/Caribe com 49%. Os retardatários: o Oriente Médio/Norte da África, com 29% e o sul da Ásia, onde as mulheres detêm apenas 25% das funções de direção.  
  • A maioria dos jornalistas na Europa e na América do Norte é mulher. As mulheres representam 56% dos funcionários da redação na América do Norte e 51% na Europa. Em média, as mulheres representam 40% dos jornalistas nas redações do mundo todo. As regiões com menos mulheres são o sul da Ásia, onde apenas 26% dos jornalistas são mulheres, seguido pelo Oriente Médio/Norte da África, com 29%.
  • Quando são contratadas, as mulheres têm menos probabilidade de ter experiência digital do que os homens. Cerca de um quarto das mulheres não possuía experiência digital em comparação com 15% dos homens no momento em que foram contratadas. Quarenta e oito por cento das mulheres tinha experiência em duas ou mais habilidades técnicas em comparação com 55% dos homens.

As redações não estão contratando mais especialistas em tecnologia. 

  • Especialistas técnicos ainda são poucos e escassos nas redações. Apenas 4% dos funcionários da redação são profissionais de tecnologia, como desenvolvedores de produtos, um aumento de 2% em 2017.
  • Diretores de redação e jornalistas têm apenas um pouco mais de probabilidade de ter um diploma relacionado à tecnologia em 2019 do que em 2017. Em comparação com 5% há dois anos, hoje 12% dos diretores de redação e 8% dos jornalistas possuem um diploma em um campo relacionado à tecnologia.
  • Mais jornalistas estão sendo contratados com habilidades de criação de conteúdo digital, mas poucos trazem experiência mais avançada, como segurança cibernética ou analytics. A porcentagem de jornalistas contratados com experiência no uso de ferramentas digitais e de vídeo aumentou de 33% em 2017 para 43% em 2019. No entanto, em 2019, poucos ainda tinham experiência digital avançada. Quando contratados, 19% possuíam habilidades de analytics e 7% trouxeram habilidades de cibersegurança.
  • Vinte e um por cento dos funcionários têm funções digitais, como editor de mídia social e produtor de conteúdo digital. Isso é quase estável em comparação com 2017. As habilidades essenciais de redação e reportagem e posições associadas continuam a dominar na era digital.

As redações enfrentam dificuldades para preencher empregos, enquanto os jornalistas sofrem para encontrar emprego.       

  • Apesar de muitas redações estarem demitindo jornalistas, elas não conseguem encontrar e manter os melhores talentos. Em todo o mundo, 55% das redações acham difícil recrutar e reter jornalistas. Uma exceção: a América do Norte, onde apenas 28% das redações dizem que isso é um desafio.
  • O trabalho freelance se tornou predominante à medida que mais jornalistas perderam seus empregos. Quase 40% dos jornalistas perderam uma posição devido a cortes ou reorganização do orçamento. Ao mesmo tempo, 70% relatam que trabalharam como freelancers em algum momento de sua carreira.

As Ferramentas

A maioria dos jornalistas acredita que as ferramentas digitais mudaram principalmente para melhor todos os aspectos de seu trabalho.

  • Mais de dois terços dos jornalistas e diretores de notícias acreditam que as ferramentas digitais têm um impacto positivo em seu trabalho. Os entrevistados afirmam que esses serviços melhoraram a qualidade das notícias e o envolvimento do público. Uma maioria um pouco menor acredita que as ferramentas digitais aumentaram a produtividade.
  • O jornalismo orientado a dados tornou-se muito mais comum hoje do que dois anos atrás. Um maior emprego de dados marca a maior mudança na maneira como os jornalistas trabalham. O jornalismo de dados está entre as habilidades digitais mais usadas regularmente.
  • O uso de aplicativos de mensagens pelos jornalistas para engajar o público aumentou, ultrapassando até o Twitter. Mais de dois terços dos jornalistas (69%) envolvem seus públicos pelo menos semanalmente por meio de mensagens instantâneas. Isso ultrapassa os 63% dos jornalistas que usam o Twitter e outros microblogs pelo menos semanalmente.
  • Redações de todo o mundo contam com uma variedade maior de formatos para distribuir seu conteúdo. Dois terços das organizações de notícias divulgam conteúdo em pelo menos quatro formatos, um aumento significativo em relação aos 40% registrados em 2017. Jornalistas que cobrem notícias hiperlocais usam a mais ampla variedade de ferramentas e plataformas para interagir com o público.

Jornalistas querem treinamento mais avançado do que as redações oferecem.

  • Jornalistas querem mais treinamento em jornalismo de dados do que qualquer outra área. Setenta e nove por cento dos jornalistas querem treinamento em análise de dados, enquanto apenas 35% das redações o fornecem. Mais jornalistas do que diretores de redação também acreditam que o jornalismo de dados tem um impacto positivo em seu trabalho: em média, 65% dos jornalistas acreditam que o jornalismo de dados ajuda a engajar o público, melhorar a qualidade e aumentar a produtividade, em comparação com 55% dos diretores.
  • Jornalistas preferem treinamento intensivo ao invés de iniciativas de curto prazo. Jornalistas (57%) consideram a maioria dos workshops práticos de vários dias mais eficazes, enquanto apenas 41% das redações oferecem esse tipo de treinamento. Jornalistas e diretores concordam fundamentalmente com o nível apropriado de treinamento online: 17% dos jornalistas e 22% dos diretores de notícias gostam desse formato.
  • Jornalistas e seus empregadores diferem no treinamento especializado necessário na redação. Enquanto as redações geralmente oferecem treinamento em produção de vídeo e áudio, os jornalistas estão ansiosos por mais treinamento em tópicos como segurança cibernética, podcasting, ferramentas de checagem de fatos e promoção do trabalho nas redes sociais. A lacuna na demanda e disponibilidade é maior no uso e entendimento de inteligência artificial: 42% dos jornalistas querem treinamento em inteligência artificial e apenas 5% das redações o oferecem.

O Negócio

A publicidade não é mais a maior fonte de receita para a maioria das redações, que estão diversificando suas fontes de financiamento.

  • 54% dos diretores de redação dizem que a publicidade NÃO é a principal geradora de receita. Eles também contam com contribuições/subsídios filantrópicos, financiamento do governo, conteúdo patrocinado, assinaturas impressas, doações do público e assinaturas/memberships ou associações online.
  • As organizações de notícias sem fins lucrativos contam igualmente com a filantropia e anúncios digitais para financiamento. Trinta e seis por cento dos diretores de redação sem fins lucrativos identificam os anúncios digitais como um importante fluxo de receita -- a mesma porcentagem que declarou as contribuições filantrópicas como a principal fonte de financiamento. No geral, vemos uma maior diversidade de fontes de receita entre organizações sem fins lucrativos, incluindo conteúdo patrocinado (28%), serviços pagos (24%) e financiamento do governo (20%).
  • Mais de um quarto dos diretores de redação espera que as assinaturas/memberships ou associações online se tornem um fluxo de receita importante no próximo ano. Embora apenas 4% das organizações de notícias digam que atualmente é sua fonte de financiamento mais importante, os diretores preveem que esse aumentará drasticamente. Em 27%, as assinaturas/memberships online estão entre os principais fluxos de receita esperados.
  • Quarenta por cento dos diretores de redação acreditam que o jornalismo de dados ajuda a aumentar a receita do jornalismo. Além disso, 58% acreditam que a mídia social ajuda a aumentar a receita, assim como 56% para o conteúdo de vídeo e áudio digital e 53% para interativos/visuais.

Diretores de redação não estão tão obcecados com métricas importantes, como visualizações de página, como há dois anos.

  • Pageviews ou visualizações de página ainda são a métrica mais importante para as redações, mas a confiança nela e na maioria das outras métricas diminuiu. Em 2019, 59% das redações consultaram as visualizações de página regularmente – um declínio acentuado em relação a 73% em 2017. O uso de quase todas as métricas diminuiu, com exceção de apenas uma: reach ou alcance (número de pessoas expostas a um conteúdo).
  • Diretores dos departamentos de negócios e editoriais consultam dados de analytics com menos frequência do que há dois anos, enquanto jornalistas individuais os usam mais. Quarenta e quatro por cento dos jornalistas usam analytics pelo menos uma vez por dia, em comparação com 29% dois anos atrás. Ao mesmo tempo, o uso diário de analytics dos editores seniores diminuiu 18 pontos percentuais, de 64% para 46%. O uso por parte de funcionários do departamento de negócios diminuiu 20 pontos percentuais.
  • As redações usam analytics mais para acompanhar o desempenho individual dos artigos de jornalistas. Em 2017, um terço das redações acompanhava regularmente o desempenho das reportagens. Em 2019, esse número aumentou: 37% acompanharam o desempenho diariamente e 59% o fizeram pelo menos semanalmente.