Colaboração: preparando para possíveis desafios

by Sarah Gustavus
Jul 13, 2019 in Jornalismo colaborativo
estrada

A colaboração oferece oportunidades para trazer novas perspectivas e recursos adicionais para projetos de reportagem. No entanto, trabalhar com novos parceiros, incluindo aqueles que estão fora da sua redação, pode ser um desafio.

Aqui estão apenas alguns problemas que você pode enfrentar durante um projeto colaborativo:

  • Uma organização parceira perde um repórter chave
  • Alguém tem que desistir por motivos de saúde ou necessidades pessoais
  • Nova liderança significa mudança de prioridades para uma redação ou organização
  • Despesas inesperadas surgem

Converse com seus parceiros de mídia antes de começar sobre essas mudanças que podem afetar a capacidade de um ou mais parceiros realizarem sua parte de um projeto colaborativo. Ter uma conversa antes que o projeto iniciar ajuda a se preparar para muitos desafios em potencial. Abaixo estão algumas estratégias que você pode empregar:

Defina expectativas realistas. É importante que os parceiros na colaboração sejam honestos com eles mesmos e com os outros sobre suas capacidades. Defina metas ambiciosas, mas razoáveis, para sua equipe e o cronogramapara o projeto. Revise os prazos regularmente ao fazer o check-in sobre as matérias para garantir que todos os parceiros estejam no caminho certo.

Considere o momento. Há eventos e temporadas regulares que podem afetar a capacidade da sua redação de colaborar com sucesso. Considere sessões legislativas, eleições, incêndios florestais ou temporada de furacões e feriados ao planejar um projeto colaborativo. Escolha uma época do ano que provavelmente não contará com grandes obrigações para competir com seu projeto na redação.

Um projeto mais longo vem com mais riscos. Ao estabelecer por quanto tempo uma colaboração durará, considere o que pode mudar durante esse período de tempo. Um projeto que durará mais de seis meses pode aumentar a chance de alguns parceiros sofrerem mudanças, como a rotatividade. Como você se adaptará se repórteres saírem ou acontecerem notícias importantes que tiram um parceiro por semanas ou meses?

Descreva as responsabilidades. Quando você começa a planejar um projeto colaborativo, defina papéis e deveres para todos os parceiros. Seja honesto quanto ao tamanho, capacidade e habilidades da equipe, e atribua papéis de acordo. Use as forças de seus parceiros para sua vantagem.

Mesmo com um plano claramente definido, você não pode antecipar tudo.

Esteja pronto para...

Adaptar-se ao inesperado. Quase todos os projetos envolvem pelo menos alguns desafios que exigem que você faça alterações. Você tem várias opções, incluindo atualização de prazos ou negociar tarefas, caso um indivíduo ou organização se afaste ou fique indisponível por um longo período de tempo.

Manter a si mesmo e ao outro responsável. Às vezes um parceiro não realiza suas tarefas. Um coordenador de projeto ou outro(s) líder(es) devem responsabilizar os parceiros durante todo o projeto antes da pressão dos prazos finais ou entregas finais. Se você abordar os problemas com antecedência e tiver conversas difíceis, não haverá surpresas no final.

Construir uma "rampa de saída". Torne possível que pessoas ou organizações saiam de forma graciosa de uma colaboração. Antes de começar o trabalho, fale sobre opções e quando os parceiros devem falar se a capacidade deles mudar. Você pode substituí-los por um novo parceiro? Se houver vários parceiros, um deles poderá obter trabalho adicional se os fundos forem realocados? Uma vez estabelecidas essas diretrizes de "rampa de saída", certifique-se de que você e seus parceiros sigam o plano. O objetivo é garantir que você possa manter um relacionamento positivo e, ao mesmo tempo, garantir que o projeto atinja suas metas.

A colaboração entre os meios de comunicação continua a evoluir à medida que todos aprendemos o que funciona e o que não funciona em vários projetos. Se você tiver desafios, não está sozinho. Todo projeto colaborativo é uma experiência de aprendizado para repórteres e líderes de redação.

Recursos adicionais sobre reportagens colaborativas (em inglês)


Sarah Gustavus é a gerente regional da Solutions Journalism Network. Antes de ingressar na SJN e foi produtora sênior na New Mexico PBS, onde trabalhou em projetos colaborativos cobrindo questões como prevenção do abuso infantil, desenvolvimento econômico rural e iniciativas de saúde e bem-estar de base em comunidades indígenas americanas.

Este artigo faz parte do Collaborative Journalism Toolkit, que foi lançado com o apoio da Airtable. 

Imagem principal sob licença CC no Unsplash via Hayden Walker