Informando sobre meio ambiente: Como encontrar especialistas

byijnet_admin
Jun 30, 2008 in Temas especializados

A chave para cobrir temas de meio ambiente é encontrar fontes informadas que ajudem a entender e explicar aos leitores a importância de uma notícia ambiental. Em países em desenvolvimento, encontrar estas fontes pode ser um grande desafio por várias razões:

• As pessoas que falam com você podem usar uma terminologia muito técnica que geralmente só eles e seus colegas usam. Nunca repita esta terminologia a menos que explique esses termos no artigo. Um bom jornalista não deve se sentir intimidado pelos jargões utilizados por especialistas. Você pode pedir educadamente que expliquem o que não entendeu.

DICA: Antes de entrevistar um especialista, pergunte se tem algum documento disponível para ajudar a preparar-se para a entrevista. Se há algumas coisas que não entendeu no documento, leve-as à entrevista e peça ao especialista que as traduza.

• O número de especialistas sobre algum tema ambiental específico é limitado em muitos países. Talvez tenha que buscar alguém que conhece o tema em outro país ou região. O lugar mais lógico para começar sua investigação é a Internet, em portais especializados em meio ambiente. Pesquisar os países vizinhos é também uma boa opção, sobretudo se os mesmos têm mais recursos que oferecem apoio à ecologia. Também se informe com o Programa Ambiental das Nações Unidas, World Conservation Union (IUCN) e a Associação Americana para o Avanço da Ciencia (AAAS, em inglês) que possui programas internacionais.

DICA: Quando usar Internet para investigar, lembre-se de que nem tudo se baseia em fatos. Um tema como o meio ambiente muitas vezes envolve questões emocionais que podem destorcer informação baseada em fatos reais. Revise e confirme qualquer informação que obtenha, ligue para a organização diretamente ou a fontes que conhece e confia.

• Alguns especialistas podem não querer falar. Quando isso acontecer, você deve pedir que recomendem alguma pessoa de referência, alguém que não tema represálias. Estes contatos talvez estejam dispostos a falar o referir a mais uma outra pessoa que tenha feito um trabalho similar em um outro lugar.

DICA: Provavelmente você tem um orçamento apertado, então se assegure de que seus contatos tenham e-mail para se comunicar. Se você não tem e-mail, peça que deixem usar o do jornal.


Outros lugares onde conseguir fontes:
-Universidades
-Empresas
-Ambientalistas locais
-Hospitais ou clínicas