Blog de treinamento compartilha exercício jornalístico com leitores

Oct 30, 2018 in Jornalismo básico

Quem perde na seleção para o disputado programa de treinamento em jornalismo diário da Folha de S. Paulo no Brasil não fica de fora graças ao blog Novo em Folha da editora de treinamento Ana Estela de Sousa Pinto.

O programa de treinamento, que existe há cerca de 20 anos, recebe mais de 3.000 inscritos, sendo apenas 10 selecionados para um período de quatro meses. O blog visa ampliar o alcance do programa. “Acho que há muita gente talentosa e interessada querendo fazer um jornalismo melhor, e o blog pode colocá-las em contato entre si e com outros jornalistas experientes, pode ajudá-las nas dúvidas, incentivá-las a continuar melhorando”, Ana disse à IJNet.

Mais que uma visão do treinamento, o Novo em Folha funciona como um espaço vital de aprendizagem e aperfeiçoamento do jornalismo diário. Ana compartilha as dúvidas, desafios e exercícios dos trainees, enquanto oferece dicas práticas e incorpora questões de leitores e jornalistas.

O resultado é uma grande variedade de temas que em comum tem a finalidade de fortalecer o jornalista e encorajá-lo a ser criativo e seguir em frente, mesmo em um mercado de trabalho pouco receptivo.

Desde seu lançamento em fevereiro de 2007, o blog já totalizou mais 5.400 comentários. Para acessar o Novo em Folha, visite http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br.