Estrutura da narrativa

byIJNetJun 14, 2022 in Jornalismo móvel
Produtor do video

A forma como o seu vídeo é estruturado é tão importante quanto o conteúdo. Abaixo estão três dicas sobre como estruturar melhor o seu vídeo para assegurar que os seus espectadores o assistam até o fim.

 

 

1) Use o conteúdo que engaja mais - o fato mais polêmico, a cena visualmente mais divertida ou fala mais engraçada - nos três primeiros segundos do vídeo. Esse é o tempo médio que leva para a maioria das pessoas decidir entre assistir um vídeo inteiro ou continuar rolando a página.

2) Fale com elementos visuais. Por exemplo, ao usar o termo "cobrir" para descrever o ato de obscurecer ou esconder algo, coloque o vídeo de alguém cobrindo uma superfície. Quando falar sobre viajar de Londres para Nova York, acrescente o vídeo de um avião decolando ou aterrisando. Esses sinais visuais ajudam sua audiência a acompanhar a matéria.

3) Termine com uma pergunta - como você está ajudando a sua comunidade? O que liberdade de imprensa significa para você? Isso mantém as pessoas conversando, comentando e recompartilhando, o que faz o conteúdo parecer mais importante para o algoritmo do Facebook ou do Instagram. Mais conversas levam a mais engajamento, o que gera mais visualizações. 


O ICFJ, organização da qual a IJNet faz parte, é parceira do Meta Journalism Project e da Seen no programa Facebook Video Storytellers-Africa.