Dicas para liderar equipes de jornalismo transfronteiriço

بواسطة Taylor Mulcahey
Sep 3, 2019 في Jornalismo colaborativo
Mapa mundial

O jornalismo colaborativo assume várias formas, desde pequenas colaborações entre algumas redações na mesma cidade até grandes colaborações transfronteiriças que abrangem continentes. Para quem é novo em colaboração, esses projetos de larga escala parecem assustadores, mas o bolsista Knight do ICFJ, Jacopo Ottaviani, tem algumas dicas.

Como diretor de dados do Code for Africa (CfA), Ottaviani supervisiona uma equipe de 10 pessoas em projetos de dados em toda a África, como Gender Gap, um banco de dados interativo e calculadora que ajuda usuários a visualizar as disparidades salariais entre homens e mulheres em países da África, e o InfoNile, o primeiro projeto de dados abertos de geojornalismo no continente que descobre questões de segurança hídrica na Bacia do Nilo.

Com o apoio da Fundação Dow Jones, Ottaviani liderou um webinário sobre as principais equipes de jornalismo de dados entre fronteiras. Conversamos com ele para desenvolver os conceitos que ele apresentou no webinário.

IJNet: Vamos começar com uma visão geral do trabalho colaborativo que você faz com o Code for Africa e, especificamente, quais desafios você encontra ao liderar iniciativas como o Gender Gap e InfoNile?

Ottaviani: Um dos principais desafios é a natureza multidisciplinar do trabalho. Estamos reunindo pessoas com diferentes origens, incluindo designers, desenvolvedores, pesquisadores de jornalistas e gerentes de projetos que estão unindo forças para um objetivo compartilhado. Isso é um desafio, porque você precisa coordenar muitas partes móveis.

Outro desafio é coordenar pessoas de diferentes países, de culturas diferentes e que falam idiomas diferentes. Felizmente, temos ferramentas que nos ajudam a coordenar todo o trabalho.

Diante desses desafios, que dicas você daria?

Quero destacar que escolher um líder de projeto é fundamental. Essa pessoa será responsável pela coordenação dos membros da equipe e terá uma visão panorâmica de todo o projeto. O líder do projeto não foca apenas em uma única tarefa, mas supervisiona o desenvolvimento geral do projeto. Se não tivéssemos um líder para o projeto, seria um cenário muito caótico com pessoas indo em direções diferentes.

No caso do C4A, que é uma organização centralizada, você pode escolher um gerente de projeto a partir daí. E se você tiver um monte de redações se reunindo e ninguém for necessariamente "responsável"? Ainda é benéfico designar um líder?

Sim. Depende do tamanho do projeto e da equipe, mas, em geral, toda redação deve nomear uma pessoa que será responsável pela comunicação entre as redações. Você pode considerar essa pessoa como um embaixador. Depende de como o projeto foi projetado, mas se uma das redações for o principal beneficiário do projeto, esse líder seria o líder geral: o líder dos líderes. Essas pessoas são muito bem organizadas. Elas sabem como dividir e distribuir o trabalho, como lidar com pessoas e personalidades diferentes e são muito diplomáticas. Também é útil se esses líderes mantiverem relações institucionais com outros parceiros ou souberem quem pode facilitar a conversa entre as partes envolvidas.

Às vezes, as pessoas se deparam com um desafio quando estão trabalhando em redações que estão em pé de igualdade e não querem designar um líder. Você tem que explicar por que isso é importante.

Participei de projetos sem liderança clara e havia um problema em termos de produção e prazos. Foi muito difícil trabalhar eficientemente sem um gerente real.

Vamos falar sobre comunicação. Quais métodos você descobriu que funcionaram para se comunicar com a equipe?

Vamos começar com a suposição de que nossa equipe não está junta na mesma sala. Nesse caso, usamos o Slack, ou qualquer outra ferramenta de comunicação, e concordamos em um horário definido durante o dia para uma sessão em que cada membro da equipe apresenta uma lista de pontos dizendo aos outros o que eles querem, planejam fazer, o que fizeram no dia anterior e o que consideram um "entrave" -- algo que precisam resolver antes que possam avançar.

Por exemplo, digamos que sou designer e estou criando o site do projeto. Esse designer apresentaria uma lista de pontos dizendo: "Ontem eu desenhei o logotipo, hoje planejo trabalhar em outros ativos do design, mas preciso dessas informações da equipe editorial". Isso é um entrave e a sessão pode resolver essas situações de maneira rápida, sem perder tempo com chamadas intermináveis.

Você também pode fazer videochamadas para expor os pensamentos das pessoas ou discutir estratégias. Geralmente fazemos isso semanalmente, mas também pode ser feito mensalmente ou bimestralmente.

Outro tipo de dispositivo de comunicação é o que chamo de "análise retrospectiva". Digamos que lançamos nossa investigação sobre tráfico de pessoas e nosso site como uma equipe. Após o lançamento, vamos nos reunir e discutir o que correu bem, o que não correu bem e o que pode ser melhorado no futuro. É uma revisão crítica do projeto e só pode ser feita após o lançamento. A equipe deve ser construtiva: sinalizando problemas e também discutindo soluções, para que o próximo projeto não tenha o mesmo tipo de problemas.

Se você tem uma equipe de pessoas que provavelmente não se conhecem ou que não trabalharam juntas no passado, como incentivar a construção de relacionamentos?

Eu acho que fazer ligações pode ser muito útil para se relacionar e também acho que as equipes devem tentar se reunir fisicamente uma ou duas vezes por ano. Você pode organizar um retiro ou reunir-se em uma conferência, mas um tempo cara a cara é sempre útil para se relacionar. Existem outros truques para permitir que as pessoas se divirtam juntas [mesmo quando] elas não estão na mesma sala. Você pode participar de um canal de música no Slack, onde as pessoas compartilham suas playlists ou músicas. Outra dica pode ser um canal de filmes em que as pessoas postam links para séries, filmes e documentários do Netflix. O meu favorito é um canal onde as pessoas podem falar sobre qualquer coisa como se estivessem na frente de um bebedouro [no escritório].


Imagem principal sob licença CC no Unsplash via Capturing the human heart