Grupo Folha disponibiliza acervo de 90 anos de cobertura jornalística

Oct 30, 2018 في Jornalismo digital

O Grupo Folha, que publica a Folha de S. Paulo, recentemente digitalizou suas edições desde 1921, oferecendo a leitores um acervo de 90 anos de história do Brasil e do mundo.

O Acervo Folha contém cerca de 1,8 milhão de páginas, incluindo as edições da Folha da Noite, da Folha da Manhã e da Folha de S.Paulo. O objetivo desta iniciativa, que demorou um ano para ser concluída, é dar suporte aos jornalistas do Grupo Folha e propiciar o atendimento a pesquisadores, estudantes e empresas na realização de pesquisas.

A ferramenta de busca funciona de modo que permite localizar exemplares dos jornais pelo dia de publicação ou por palavras-chave. Notícias históricas, como o Golpe Militar de 1964 e o impeachment do Presidente Fernando Collor em 1994, estão entre as mais pesquisadas.

O arquivo digital recebeu mais de 100 mil visitantes únicos na primeira semana, período em que houve mais de 1 milhão de "page views", de acordo com o Grupo Folha.

O acesso ao serviço está aberto por um período de degustação. Depois, será gratuito para assinantes do jornal, mas cobrará uma taxa aos demais leitores.

O lançamento do arquivo digital celebrou o aniversário de 90 anos da Folha, no dia 19 de fevereiro. Clique aqui para acessar o Acervo Folha. Para conhecer mais sobre a história do jornal, assista a "Toda a Folha" no Youtube.