Como Topic.com usa elementos visuais em reportagens de notícias

por Ricardo Bilton
Oct 30, 2018 em Jornalismo digital

Era cerca de 2010 quando Anna Holmes diz que começou a se apaixonar pela mídia digital. A web, antes um lugar excitante onde discussões poderiam florescer, se tornou na visão de Anna um lugar de monólogos paralelos com mais pessoas conversando para si mesmas. Comentários provocadores tomaram conta da web -- incluindo o site Jezebel, onde ela foi editora -- e ficaram cada vez mais parecidos e previsíveis. A nuance, ela acreditava, estava morrendo lentamente.

Anna espera que o Topic.com, seu novo projeto na First Look Media, vá ajudar a reacender seu amor pela web. A publicação voltada para o consumidor, publicada mensalmente, destina-se a ser a antítese dos tipos de publicações que induziram sua desilusão: ao invés de se concentrar no texto para contar histórias, o Topic.com é altamente visual e será construído em torno de vídeo, fotografia e ilustração. Além disso, o tempo de desenvolvimento necessariamente estendido desses projetos visuais significa que o Topic.com é, quase que por natureza, amplamente removido do ciclo de notícias. Tal como acontece com revistas, isso dará tempo para respirar e produzir um trabalho mais longo e mais considerado, disse Holmes.

"Não é que eu não acho que há validade em seguir o ciclo de notícias, mas é um espaço muito competitivo. Eu não acho que estamos interessados ​​em competir nele", disse Anna. "Estamos interessados ​​em criar uma experiência que reflete a cultura, mas não seja reativa a ela."

Cada questão (ou "pacote de storytelling", como chamado pela First Look Media) do Topic.com foca em torno de um tema específico. A primeira questão, intitulada "Psicose Americana", centra-se nas complexidades da experiência americana: o artista de hip hop Jean Grae propôs um novo hino nacional, enquanto uma história ilustrada de Julia Rothman e Joshua David Stein cobre a surpreendente realidade de pequenos enclaves étnicos nos Estados Unidos. As questões de agosto e setembro serão intituladas "Problemas Femininos" e "Rashomon", respectivamente. Anna disse que ainda não existe uma arte ou ciência sobre a forma como o Topic.com irá decidir sobre o tema de cada mês, embora a equipe seja atraída por ideias relevantes para certas épocas do ano (como o feriado da independência dos Estados Unidos, 4 de julho, com a questão de estreia, que se concentra sobre temas de patriotismo). Outras ideias são extraídas de projetos relevantes de criadores que o Topic.com deseja explorar. Ainda outros, como um tema focado em animais programados para o próximo ano, são simplesmente aqueles que a equipe está interessada em construir um pacote de storytelling. (Os criadores independentes serão a força vital do Topic.com. O site possui apenas 10 funcionários, mas a equipe confiará em criadores independentes novos e estabelecidos para fornecer a maior parte do conteúdo do Topic.com).

Topic.com é o produto do estúdio de entretenimento do First Look Media, Topic, que entrou ao vivo oficialmente no início deste ano. Ao contrário das operações sem fins lucrativos da First Look Media, como The Intercept, Topic e suas operações relacionadas, são cobradas pela construção das operações de receita da empresa, em parte, financiando e distribuindo projetos independentes, como o documentário Nobody Speaks, que segue o julgamento de Hulk Hogan que ajudou a derrubar o site Gawker. O documentário estreou em Netflix este mês. O tópico em si é agnóstico da plataforma: suas produções viverão em uma variedade de plataformas, incluindo telas de cinema, podcasts, televisão e, claro, Facebook e Twitter.

Como o Topic.com se encaixa na ambição global de negócios da First Look ainda não está claro. Quando perguntei a Anna sobre os planos de receita do site, um representante de imprensa disse: "Agora, estamos realmente estabelecendo a marca e estabelecendo uma conexão com o consumidor". Ainda assim, o representante disse que a porta está aberta para o Topic.com para se associar com anunciantes que compartilham da mesma visão, uma possibilidade que pode combinar bem com o estúdio e a abordagem da publicação.

Vale ressaltar que, enquanto o Topic.com compartilha o DNA editorial do Intercept, focado mais em jornalismo, o site "não é uma marca de jornalismo", segundo Anna. Algumas matérias apresentam reportagens, mas muitas são vídeos com scripts ou outras criações baseadas em histórias reais. Depende inteiramente da rota que os criadores criam.

Este foco nos criadores dá origem ao que a Anna espera que seja uma das grandes questões para o Topic.com em frente: impulsionar a própria voz editorial da publicação sem abafar a voz dos criadores. "O foco é realmente sobre eles", disse Anna.

Este artigo foi publicado originalmente no Nieman Lab e é reproduzido com permissão. 

Imagem principal sob licença CC no Flickr via Sebastian